segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

TVs pecam pela mesmice na cobertura do carnaval

A partir de hoje as principais emissoras passam a se preocupar com a cobertura do carnaval, distribuindo as suas equipes para o início da transmissão na noite da próxima sexta-feira.
E todo ano, repare, é a mesmíssima coisa.
A Globo, como sempre, ficará limitada aos desfiles do Rio e São Paulo, deixando para o seu departamento de jornalismo o acompanhamento das demais praças. Nada diferente do que sempre foi.
Como também não há promessa de mudança nenhuma no que pretendem fazer Bandeirantes e SBT, para ficar apenas nas principais, em relação ao que realizaram no passado. E as duas enquadradas ou fazendo prevalecer os acertos convenientemente sacramentados com as prefeituras de Salvador, Recife e Olinda. É o velho e condenável toma lá da cá.
Mas que não se repitam os enganos cometidos em anos anteriores. O SBT, bem na chapa branca, nunca foi além de uma cobertura que pudesse ultrapassar em qualidade as verbas recebidas, e a Band que sempre colocou no ar um festival de intervalos comerciais, com inserções do carnaval. Que agora, quando colocarem seus blocos na rua, com todo o esforço que isto possa representar, pelo menos disfarcem, tentando passar que se trata de um trabalho sério.

Escolinha

Desde quinta-feira uma equipe da Endemol dá expediente no SBT, trabalhando na implantação do programa "Esse artista sou eu", que terá apresentação do Márcio Ballas.
A cada edição 8 celebridades irão fazer as vezes de grandes artistas da música nacional e internacional. O programa não tem eliminação e aquele que obtiver maior pontuação será o grande vencedor. Este é um ponto.

O outro...

Preocupante, é que a maioria das novidades da televisão brasileira está ligada a formatos de fora. Pode reparar.
Raramente se noticia o lançamento de algum programa com conteúdo desenvolvido por aqui. Só compram pronto. É o "prato congelado".

O domínio da preguiça

Lamentavelmente, todas as emissoras, não apenas o SBT, e por aí se incluem tanto as abertas como as fechadas, se tornaram reféns da preguiça. Ninguém quer saber de criar mais nada.
Ficou mais fácil trazer de fora. Por isso é que empresas como Endemol, Fremantle e Eyeworks estão cada vez mais ricas. Elas pensam.

Arrumando a mala

Richard Rasmussen, insatisfeito com os rumos do "Aventura Selvagem" no SBT, já está em busca de melhores opções.
A Rede TV!, que ele visitou na semana passada, ciceroneado por um diretor da casa, tem tudo para ser o seu próximo passo. O biólogo conferiu desde os camarins até a vaga que irá ocupar no estacionamento.
  • Marcelo Corrêa/Divulgação
    Fernanda Rodrigues não teve o seu contrato renovado com a Globo
Novo caso

A atriz Fernanda Rodrigues não tem mais nenhum compromisso com a Globo. O seu contrato terminou e não foi renovado.
Entrou no sistema "por obra". Quando tiver algum trabalho nas novelas ou séries, dentro das suas características, ela será chamada.

... E mais um

O mesmo, tudo indica, deve acontecer com Elizabeth Savalla, apesar do seu sucesso em "Amor à Vida".
O contrato dela, encerrado no último dia 15, também não foi renovado.

Testes

A propósito da "Buu" que vem por aí, na fila das 7 da Globo, escrita por Daniel Ortiz e supervisão de Silvio de Abreu, em abril serão realizados testes, de todos os perfis, para a escolha de seis personagens.
Desde uma patricinha até um nadador negro.

Mudança de grade

A Rede TV! fez uma alteração bastante produtiva na sua faixa da noite, levando o "Rede TV! News" entrar depois do programa da igreja.
O resultado disso é que houve um ganho importante, como alavanca de audiência. Subiu a "linha de shows" e também cresceu o "Leitura Dinâmica".

Em cima disso...

O "Leitura Dinâmica", que sempre foi levado ao ar em gravação, agora está entrando ao vivo, com os benefícios que todo "ao vivo" representam. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento na sua audiência foi de 64%.
A apresentação é de Érica Reis.
  • RedeTV!
    Érica Reis, apresentadora do "Leitura Dinâmica"
Um vai...
  • Reprodução/Instagram
    Paulo Gustavo deve participar da próxima novela de Aguinaldo Silva
Paulo Gustavo, humorista consagrado, está praticamente fechado com a Globo, entenda-se Aguinaldo Silva e Rogério Gomes, para integrar o elenco de "Falso Brilhante", a próxima novela das 21 horas.
Existe um personagem, segundo se informa, que ninguém faria melhor do que ele.

O outro não...

Por outro lado, não se confirma a escalação de Paulo Vilhena em "Falso Brilhante", apesar da sua proximidade com o diretor Rogério Gomes, o Papinha.
Não há nenhum papel com o seu perfil.

Mudanças em "Vitória" - 1

Leonardo Brício não vai mais integrar o elenco de "Vitória", substituta de "Pecado Mortal", na Record.
O ator foi deslocado para outro projeto da emissora, com chances de ser o protagonista de "Moisés – Os 10 Mandamentos".

Mudanças em "Vitória" - 2

Em função disso, Dado Dolabella assume o papel que seria do Brício nesta próxima novela, num triângulo amoroso com Thais Melchior e Bruno Ferrari.
Já o personagem que inicialmente seria feito por Dado, o integrante de um grupo neonazista, foi passado para Marcos Pitombo.

Bate – Rebate

•       Pessoal da parabólica está estrilando com a troca da Record News pela Rede Família desde o dia 1º...
•       ... As queixas mais sérias dizem respeito à linha de programação, que só tem igreja e televendas, com toda espécie de quinquilharias.
•       A modelo Giselle Hermeto foi confirmada como apresentadora do "Conexão da Moda", do E! Entertainment, que estreia dia 10 de março.
•       "Caso encerrado", na faixa das 18h30, do SBT, entra hoje na sua última semana de exibição...
•       ... Eram apenas 10 episódios. Ainda bem, porque é muito ruim...
•       ... Ainda não existe uma decisão sobre o que vai entrar por ali....
•       ... Nem se pode afirmar que o bom e velho "Chaves" iniciou processo de aquecimento, porque ele já está naquela faixa de horário, antecedendo o "SBT Brasil".
•       Prevendo uma disputa mais acirrada com seus concorrentes por bons convidados, Danilo Gentili pediu esforços à sua equipe, no SBT, para que as primeiras semanas do "The Noite" sejam arrasadoras...
•       ... Mas não é só isso. O próprio Danilo partiu para o corpo a corpo, marcando presença em eventos atrás de entrevistados...
•       ... Além disso, o apresentador já solicitou para o seu pessoal agendar gravações com Wanessa Camargo, Luan Santana, Zezé e Luciano, Thiaguinho...
•       A equipe de transmissões da Bradesco Esportes, do Grupo Bandeirantes, que em 1º de agosto de 2013 foi desmanchada, começa a ser remontada, ainda para cobertura do campeonato paulista.

C´est fini

Lima Duarte encerrou a sua participação no filme "Deserto", de Guilherme Weber, rodado na Serra de Picotes, na Paraíba, que também reúne no elenco Magali Biff, Márcio Rosário, Cláudio Castro, Pietra Pan e Fernando Teixeira.
Lima faz o chefe de uma trupe de artistas, com anões, "gigantes"...
Agora, entre outros compromissos, ele vai aguardar o início de trabalho de "Saber Viver", substituta de "Meu pedacinho de chão", na Globo.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais.
*Com colaboração de José Carlos Nery.

FLÁVIO RICCO

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário