segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Robinson Faria visita hospital e maternidade em Acari e constata crise



O vice-governador Robinson Faria (PSD) visitou no domingo (16) o Hospital Regional Odilon Guedes e a maternidade de Acari e constatou a crise na saúde pública. No hospital regional foram suspensos as cirurgias e até pequenos procedimentos não estão sendo feitos no hospital por falta de equipe de saúde. 

De acordo com a diretora do hospital Maria José Alves,há mais de um ano o hospital não faz pequenas cirurgias por falta de médicos e anestesistas, mesmo tendo dois centros cirúrgicos montados e equipados para os procedimentos. Para Robinson Faria a situação precisa de uma solução urgente. 

“Não podemos aceitar que os pacientes sofram com a falta de atenção do Governo e sejam encaminhados para outro município por falta de médicos. Aqui em Acari, diferente dos outros hospitais regionais do Estado, existe infraestrutura e equipamentos, mas faltam médicos. O Governo precisa resolver de forma urgente esse cenário e garantir atendimento aos acarienses que sofrem com o descaso desse governo que não se preocupa com o cidadão”, frisou. Durante a visita ao Hospital Regional Odilon Guedes, o vice-governador também observou as instalações físicas do prédio do e conheceu os leitos do hospital. Robinson também conversou com os técnicos e auxiliares de enfermagem e com os pacientes que aguardavam atendimento. 

“Os pacientes me contaram que sofrem com a falta de médicos e a transferência de especialistas para outros hospitais, como o de Currais Novos. Outro problema são os equipamentos quebrados como o de raio-x que desde 2010 não funciona”, destacou. O Hospital Regional de Acari já contou com especialistas na área de cardiologia, psiquiatria e oftalmologia que atendiam - cada um - uma média de 80 pacientes por mês. 

 “A crise na saúde pública pode ser constatada aqui com a falta de médicos, equipamentos quebrados e extinção dos procedimentos cirúrgicos. Um verdadeiro retrocesso na saúde pública do Rio Grande do Norte”, justifica. 

Robinson também visitou a maternidade de Acari, mantida pela Associação de Proteção (APAMI), que tem como diretor Vagner Dantas. Ao lado do ex-vereador Adonias Bezerra, dos vereadores Albervânia Medeiros, Nenilvan Bezerra, Chico Dias, Zuiu Ribeiro e Leonardo Ferreira, o Leó, presidente da Câmara e lideranças da região, Robinson visitou o prédio e conversou com funcionários da maternidade. 

Apesar do esforço da Apami, a maternidade tem problemas financeiros e precisa de manutenção e equipamentos para um bom funcionamento. 

“Ouvi relatos de que pacientes já morreram na maternidade por falta de estrutura adequada que resultou em infecções nos pacientes. O Governo precisa conhecer a realidade dos hospitais e solucionar questões de equipamentos e de escala médica. Precisa aprender a cuidar da população”, justificou. Robinson recebeu um apelo da Associação para doações e se comprometeu a ajudar e acompanhar de perto a situação da maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário