terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Garibaldi e Henrique vão ajudar Currais Novos no projeto para evitar colapso no abastecimento de água‏

Um projeto para evitar um colapso no abastecimento de água em Currais Novos foi à pauta da conversa do deputado Ezequiel Ferreira, do prefeito Vilton Cunha e do ex-prefeito Zé Lins, com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves e o ministro Garibaldi Filho. A presidente da CDL de Currais Novos, Francisca Galvão, Loura e o vice-presidente, Jailson Severo, também participaram da conversa.
O açude Dourado em Currais Novos secou e o Açude Gargalheiras, principal fonte para a Adutora Seridó, atualmente está com apenas 12,42% de sua capacidade. De acordo com informações, caso não chova em 60 dias e o reservatório de Acari não aumente seu volume, um colapso no abastecimento de Currais Novos poderá ser inevitável.
Henrique e Garibaldi ouviram uma solução técnica, do professor da UFRN, João Abner, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento. De acordo com João Abner é possível uma ampliação do Sistema Adutor que já abastece a Serra de Santana, e também abriria um canal para Currais Novos. A Adutora viria de Florânia, que tem uma tubulação de 350 mililitros, que vem da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Um reforço no sistema elevatório também seria incluído, para não prejudicar o abastecimento das outras cidades.
“Além da classe política de Currais Novos e da sociedade civil organizada como a CDL, levamos nossa preocupação a Henrique e Garibaldi, para juntos lutarmos por uma solução. Currais Novos tem quase 45 mil habitantes e não pode ficar desabastecida. O nosso prefeito Vilton Cunha e o ex-prefeito Zé Lins também mostraram o problema”, comentou o deputado Ezequiel.
Reunião no Governo do Estado
O próximo passo será dado na próxima sexta-feira (21), quando o grupo de Currais Novos, acompanhado pelo deputado Henrique Alves e pelo ministro Garibaldi Filho vão levar o problema a governadora Rosalba Ciarlini. Uma audiência foi solicitada para o Governo do Estado e a Caern também se somarem a luta por uma solução para o abastecimento de Currais Novos.
Créditos das Fotos: Rodrigo Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário