sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RN terá comissão para monitorar ações do Brasil Mais Seguro







 A deputada federal Fátima Bezerra (PT) pontuou como de ‘fundamental importância’ a sugestão da criação de uma comissão especial para monitorar as ações do Brasil Mais Seguro no RN, durante debate realizado nesta quinta-feira (29), na sede da OAB-RN, que teve a presença da secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP, Regina Miki. Evento foi uma realização do mandato da deputada Fátima.

Para um auditório lotado, a secretária da SENASP, Regina Miki fez diagnóstico da realidade da segurança pública no Brasil ressaltando o projeto piloto do Programa Brasil Mais Seguro, iniciado em Alagoas. “Chegamos no dia 26 de junho de 2012. Em apenas um ano a curva crescente de homicídios despencou 20%. Só esse dado bastaria para que nós pudéssemos dar as mãos e trazer esse programa para o RN”, ressaltou Regina Miki que destacou a importância da deputada Fátima, considerando-a como ‘uma parceira importante na luta para antecipar os estudos que incluiu o RN no Brasil mais Seguro’. 

Na ocasião, Fátima Bezerra avaliou como ‘muito positiva e estratégica’ a criação de uma comissão formada por parlamentares estaduais e representantes da sociedade civil, bem como o acompanhamento por parte do Ministério Público Estadual para monitorar a implantação do Brasil Mais Seguro no RN. 

“Estão previstos por parte do Governo Federal, através do Brasil Mais Seguro, R$ 49 milhões a serem investidos na segurança pública. Agora, para que essas ações sejam realizadas, além da contrapartida por parte do governo do RN é imprescindível a participação da sociedade civil e a integração de todos os poderes, caso contrário não iremos melhorar os indicadores sociais na área da segurança pública no nosso estado”, ressaltou a deputada Fátima.
O deputado Fernando Mineiro apresentou dados sobre o orçamento da segurança pública estadual e sua aplicação.

Por fim, Regina Miki reiterou a importância do programa e se comprometeu: “vou trabalhar incansavelmente, precisamos da ajuda de todos, pois o que está em jogo são as vidas que iremos poupar aqui no RN com o Brasil Mais Seguro”.

Participaram também a deputada estadual Márcia Maia; o vereador de Natal, George Câmara; o prefeito de Ceará-Mirim, Peixoto; o secretário de Defesa Social de Natal, Osair Vasconcelos; o presidente da OAB-RN, Sérgio Freire; o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio; representações da OAB, MP/RN, SINPOL, ADEPOL, UFRN e demais agentes ligados à segurança pública em Natal e Grande Natal.

Em tempo

No início da manhã de ontem, Regina Miki esteve reunida com a deputada Fátima, os deputados estaduais Fernando Mineiro e Márcia Maia; presidente do Conselho de Direitos Humanos, Marcos Dionísio e Comissão de Direitos Humanos da OAB e UFRN. 

No final da tarde, a secretária da SENASP esteve também presente na audiência entre uma comissão representativa dos policiais civis, ITEP e o governo do Estado. “Quero declarar de público o quanto foi importante e decisivo a participação da Dra. Regina na mesa de negociações, pelo seu preparo, experiência, compromisso e firmeza na luta em defesa da segurança pública em nosso país. Ficou definida uma nova audiência com a categoria para a terça-feira”, informou Fátima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário