sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Câmara de turismo da Fecomércio expõe preocupações do setor ao deputado Henrique Alves


Natal (RN) – Os empresários que representam diferentes segmentos do turismo na Federação do Comércio, Turismo, Bens e Serviços do Rio Grande do Norte, externaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, a preocupação deles com a queda da atividade turística no estado e os reflexos dessa retração na economia potiguar. O encontro na Fecomércio, coordenado pelo presidente Marcelo Queiroz, também contou com a participação dos deputados Felipe Maia e Hermano Moraes.

O coordenador da Câmara de Turismo, George Gosson, apresentou estatísticas oficiais com indicação de que a redução de voos fretados para Natal já teria acarretado uma queda de 30% na frequência de turistas estrangeiros. Os dados da Infraero indicam que o turismo interno também foi afetado, com uma redução de 8% nos desembarques domésticos em apenas um ano. No mesmo período, outras capitais nordestinas, como Maceió, tiveram aumento de até 20% no turismo interno.

O representante da Associação dos Hotéis de Pipa, José Odécio, disse que o turismo local, que já foi marcado pelos turistas estrangeiros, hoje é sustentado pelo turismo regional nos fins de semana. Até a obra de acesso ao balneário está parada há três anos. Preocupação semelhante foi exposta pelo representante do Consórcio Inframérica, responsável pela obra do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Ibernon Gomes, disse que o estado corre o risco de ter o aeroporto pronto em abril de 2014 e não contar com os acessos.
“Seria uma vergonha internacional essa incapacidade do estado solucionar o problema”, admitiu o deputado Henrique Alves. O presidente da Câmara dos Deputados anunciou que vai solicitar um encontro com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, para tratar do problema.
A saída para reconquistar os turistas, no entendimento do deputado, está na divulgação, melhoria da infraestrutura e na redução de impostos, como o Icms do querosene de aviação, para  atrair mais voos para Natal e gerar novos postos de trabalho. “É a atividade que mais gera empregos rápidos e em todos os seguimentos e classes sociais”, reconheceu. 

O deputado está agendando uma vinda ao estado do ministro do Turismo, Gastão Vieira, pra se encontrar com os empresários e discutirem uma extensa pauta de problemas e possíveis soluções propostas pelo setor.

Assessoria de Imprensa
Presidente da Câmara dos Deputados
Twitter; @HenriqueEalves
Fotos:  Ascom Fecomércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário