quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto Parcerias Sinfônicas homenageia Vinicius de Moraes

Espetáculo “Vinicius: uma canção pelo ar...”, com Orquestra da UFRN e seis artistas potiguares, estreia segunda-feira (14/10), em Currais Novos, e se apresenta até janeiro/2014 em 4 cidades do RN

Em sua 3ª edição, o projeto Parcerias Sinfônicas – promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc –, homenageia um dos maiores ícones da música e literatura brasileiras no ano do seu centenário: Vinicius de Moraes. O espetáculo “Vinicius: uma canção pelo ar...” estreia em Currais Novos segunda-feira (14/10), às 21h, durante o Festival Sabor e Arte, com entrada gratuita.

“Vinícius: uma canção pelo ar” contará com os talentos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – como nas edições anteriores –, que dividem o palco com os artistas potiguares Lysia Condé, Alzeny Melo, Hilkélia Carlem, Erick Von Sohsten, Rogério Ferraz e Quitéria Kelly. Até janeiro de 2014, o espetáculo será apresentado gratuitamente em quatro cidades do RN.

Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a nova montagem “será mais um grande sucesso, e todos aqueles que assistirem ficarão deslumbrados. É mais uma ação do Sistema Fecomércio, através do Sesc, que leva uma atração cultural de altíssimo nível a diversos públicos do nosso estado, a começar pela cidade de Currais Novos, que este ano será brindada com a estreia do novo formato".

A estreia na capital potiguar acontece dia 25/10, às 20h, no Anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em novembro, o espetáculo sobe duas vezes ao palco do Teatro Riachuelo, no shopping Midway Mall, em eventos para convidados. Para dezembro, estão programadas visitas às cidades de Mossoró, onde é apresentado no Corredor Cultural; e Caicó, na Ilha de Sant’Ana. A turnê finaliza na praia de Pirangi (Parnamirim) em janeiro de 2014, encerrando em grande estilo o projeto Circuito Verão 2014.

Homenagem ao eterno “poetinha”

Com roteiro dramatúrgico de Danilo Guanais e roteiro de encenação de João Marcelino, “Vinícius: uma canção pelo ar...” divide-se em quatro estações do ano, as quais representam momentos distintos da vida de Vinicius de Moraes e suas parcerias artísticas: Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

As estações não seguem pela realidade natural, mas transfiguram sua ordem para compor uma atmosfera de sonho, que conduz do inverno (a introspecção de Tom Jobim) ao verão (a espontaneidade de Toquinho), passando pelo outono (a terra, a raiz, Baden Powell) e primavera (a clareza e sedução, Carlos Lyra).

O espetáculo cênico-musical traz à tona as facetas musicais, poéticas e teatrais de Vinicius, com um repertório que inclui clássicos como “A felicidade”, “Soneto de fidelidade”, “Tarde em Itapuã” e “Eu sei que vou te amar”. A parte cênica fica a cargo dos atores Rogério Ferraz e Quitéria Kelly, enquanto as músicas serão interpretadas nas vozes de Lysia Condé, Alzeny Melo, Hilkélia Carlem e Erick Von Sohsten,

Sobre o Parcerias Sinfônicas

O Parcerias Sinfônicas é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos.

Todos os integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) recebem bolsa mensal graças ao projeto, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades. O Parcerias também pretende ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, democratizando o acesso à cultura. Além dessa atuação fixa, a cada ano o projeto lança um grande espetáculo, no qual a OSUFRN interage com artistas locais no mesmo palco.

Em 2011, culminou no “Clássicos da MPB”, do qual participaram a cantora Camila Masiso e o músico Diogo Guanabara. O espetáculo se apresentou em Natal, Mossoró, Angicos, Parnamirim (praia de Pirangi) e Caicó, e ganhou o Prêmio Hangar de Melhor Show em 2011.

Em 2012, foi a ver de “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, uma homenagem a Luiz Gonzaga no ano do seu centenário. Dele, participaram os intérpretes Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Vale e Zé Hilton. Levado a Natal, Mossoró, Caicó, Parnamirim (praia de Pirangi) e São Paulo (SP), o espetáculo foi aplaudido por milhares de expectadores.
Serviço:

O quê? 3ª edição Parcerias Sinfônicas Sesc, com espetáculo “Vinicius: uma canção pelo ar...”
14/10, às 21h: ESTREIA na Praça do Coreto, Currais Novos
25/10, 20h: Anfiteatro da UFRN, Natal
03/12, 20h: Corredor Cultural, Mossoró
16/12, 19h: Ilha de Sant’Ana, Caicó
25/01/14, 18h: Arena da Cultura do Circuito Verão, Praia de Pirangi, Parnamirim
ENTRADA GRATUITA

Por Lorena Gurgel 
e Kelly Maia 
Comunicação do SESC RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário