Uma equipe do Instituto de Oftalmologia de Rio Grande do Norte esteve nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Jardim do Seridó para mais uma ação do Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada em parceria com as prefeituras, através de clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foram realizadas consultas, aferição da pressão ocular e distribuídos colírios gratuitamente.
.jpg)
Durante os dois dias da visita desses profissionais ao ser detectada a doença, o paciente era encaminhado para retirada do colírio no próprio local, com quantidade suficiente para três meses, período agendado para a consulta de retorno. “O glaucoma não tem sintomas, é progressivo e é a principal causa da cegueira irreversível”, informou a secretária municipal de Saúde, Drª Talita Moura.
Um dos principais fatores de risco é a pressão ocular elevada, porém, outras causas podem determinar a doença como: raça (pessoas da raça negra), histórico de glaucoma na família, diabetes, uso prolongado de cortisona e pressão alta. “Por isso é indicado que a partir dos 40 anos sejam realizados periodicamente exames oftalmológicos específicos para verificar o fundo do olho e pressão ocular”, acrescentou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário