O Projeto de destinação de resíduos sólidos surgiu na Alemanha e é financiado por um grupo de americanos. A destinação é de 100% do lixo que, após a reciclagem, transforma-se em energia eólica. Essa tecnologia inovadora é conhecida de gaseificação, que transforma esses rejeitos em uma mistura de gases combustíveis, ou seja, energia na forma de gás síntese.
“Viemos ouvir esse projeto que é muito importante, pois os Municípios têm até o próximo ano para acabar com os aterros sanitários. A proposta é que Caicó, por ser sede região, possa ter a empresa instalada para a coleta do lixo das 25 cidades do Seridó. Nós temos um consórcio dos Municípios e vamos marcar uma nova reunião com os Prefeitos para que possamos ter alguma definição mais clara”, destacou Roberto Germano.
Para o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia, a ideia é bastante interessante e pode ser a solução para a destinação dos resíduos.
“O que eles querem é uma concessão do Município para garantir o fornecimento do lixo por trinta anos sem custos para as cidades. Eu acho interessante, pois vamos resolver esse problema do lixo por um custo muito baixo e, ainda, teremos a oferta de emprego para a região, uma vez que a empresa pretende se instalar em Caicó”, explicou ele. Por Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário