sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sesc Seridó realiza mostra de cinema alemão

De 13 a 24 de abril, diretores famosos como Robert Wiene, Paul Leni e Fritz Lang estarão em cartaz

O Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), apresenta ao público potiguar os clássicos do cinema alemão através da mostraSombras que Assombram. A abertura da mostra em Caicó acontece nesta segunda-feira (13/04), às 19h e contará com a exibição do filme O gabinete do Dr. Caligari, seguido de um bate-papo.

Durante duas semanas os seridoenses poderão assistir gratuitamente clássicos do cinema alemão. Ao todo, nove sessões de cinema serão realizadas, com filmes diferentes, todos em preto e branco. Caicó é o segundo município a receber a mostra que já passou por Natal e ainda irá passar pelas unidades Sesc em São Paulo do Potengi (22 a 29/04), Nova Cruz (27 a 30/04), Mossoró (04 a 08/05) e Macaíba (11 a 15/05).

A mostra Sombras que Assombram oferece a oportunidade de se conhecer o movimento expressionista no cinema, que teve seu auge em uma Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras e ao mesmo tempo pela exposição de uma sociedade imersa em um cenário desolador e extremamente mecanicista.

Os filmes da década de 1920 espelham bastante a nebulosidade de seu tempo: os cenários, em especial das grandes obras, como O gabinete do Dr. Caligari, O gabinete das figuras de cera, O golem e Nosferatu, tendem à claustrofobia, têm pouca profundidade, são tortuosos, beiram o grotesco. A maquiagem dos atores foi concebida de maneira exagerada, sinistra, que lhes fazem parecer mortos-vivos.

Todas as sessões são gratuitas, com classificação indicativa 12 anos. A programação completa da mostra Sombras que Assombram está disponível no site www.sescrn.com.br.


Serviço:
O quê? Mostra de cinema alemão - “Sombras que Assombram”
Quando? De 13/04 a 24/04
Onde? Sesc Seridó | Rua Washington Luiz, nº. 55 - Boa Passagem
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário