sexta-feira, 10 de abril de 2015

Fórum ONU discute como tornar realidade o desenvolvimento sustentável

Reunião de alto nível do Conselho Econômico e Social ocorre na Coreia do Sul; com foco na cooperação para o desenvolvimento, proposta é encontrar estratégias para mobilizar recursos financeiros.
Martin Sajdik discursa em Incheoan, Coreia do Sul. Foto: Governo da Coreia do Sul
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Começou esta quinta-feira, em Incheon, na Coreia do Sul, o Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento. A reunião de alto nível é organizada pelo Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc.
Na abertura do fórum, foi enfatizada a necessidade de se aproveitar o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os governos devem também definir estratégias para conseguir recursos financeiros para as iniciativas de desenvolvimento sustentável.
15 Anos
A implementação da nova agenda global, conhecida como pós-2015, depende do financiamento dos setores público e privado. O Ecosoc destaca que a agenda de desenvolvimento sustentável será adotada ainda este ano pelos países, com um plano de propostas para os próximos 15 anos.
No encontro na Coreia do Sul, o presidente do Ecosoc declarou que "o mundo enfrenta uma tarefa fundamental: criar uma parceria genuína, em todos os níveis, para garantir o destino da população e do planeta".
O austríaco Martin Sajdik afirmou também que existe consenso sobre o sucesso da implementação da agenda pós-2015 depender de uma ampla rede de financiamento.
Próximas Gerações
O tema do fórum é: "Cooperação ao Desenvolvimento para Pessoas e Planeta: O que é necessário?". Participam do encontro de três dias líderes acadêmicos, de governos, do setor privado, da sociedade civil.
O Ecosoc espera que a reunião gere ideias concretas e recomendações de políticas para o alcance do "futuro que queremos", ou seja, um futuro para o planeta e para as próximas gerações que seja economicamente, socialmente e ambientalmente sustentável.
Caminho
O presidente do Ecosoc, Martin Sajdik, destacou ainda que a cooperação para o desenvolvimento é parte essencial de uma parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Para isso, são necessárias mudanças políticas, união e progressos para combater problemas globais e criar oportunidades para colocar o mundo num caminho firme rumo  ao desenvolvimento sustentável para todos", declarou Sajdik.
O simpósio do Ecosoc é uma das várias reuniões que ocorrerão ao longo do ano, focadas na nova agenda global. Outro encontro importante será na Etiópia, em julho, quando ocorre a Conferência do Financiamento para o Desenvolvimento. No segundo semestre, as Nações Unidas abrigam em sua sede, em Nova York, a Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável e Paris recebe as negociações sobre o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário