quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sesc RN oferece 135 vagas para cursos gratuitos em Natal, Mossoró e Caicó

O Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), lançou o edital de maio para os cursos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que oferece cursos de valorização social a comerciários, seus dependentes e à população em geral. São 135 vagas distribuídas em oito cursos contemplando o público das cidades de Natal, Caicó e Mossoró. 

As inscrições começaram nesta quarta-feira (15/04) e seguem até dia 24/04 nos endereços listados abaixo. Corte e costura básico, pintura e bordado em tecido, customização de roupas, almofadas decoradas são algumas opções oferecidas. 

O edital completo está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br Sobre as inscrições Após o período de inscrição, ocorre o processo seletivo, que acontece de 27 a 28/04/15 e leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. 

A lista com os aprovados estará disponível no dia 29/04 (quarta-feira) no site do Sesc RN, e as aulas têm início a partir do dia 04/05/15. Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. 

No ato da inscrição, é preciso levar os documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. 

Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Jovem é vítima de infarto fulminante, é socorrido por um vereador até o Hospital, mas não resiste e morre


Um jovem identificado como Marcos Soares dos Santos, de 26 anos, foi vítima de um infarto nesta última terça-feira (14), na cidade de Bonito de Santa Fé, no Sertão.

De acordo com informações, o jovem foi socorrido ainda por um vereador até o Hospital local, mas não resistiu e veio a óbito.

Segundo a Folha do Sertão, a morte repercutiu devido a vítima ser bastante conhecida e querida por todos na cidade.

O corpo foi liberado para velório e deverá ser sepultado hoje.

Coveiro encontra placa de motocicleta enquanto 'derrubava' um túmulo, num Cemitério do Sertão


Uma placa de um veículo foi encontrada dentro de uma cova, no Cemitério Municipal da cidade de São Bento, no Sertão.

De acordo com informações, na manhã desta última terça-feira (14), um coveiro daquele município, encontrava-se derrubando um túmulo, quando se surpreendeu ao encontrar o objeto no local.

Segundo a Folha do Sertão, a placa tem as iniciais NQA-5753/São Bento-PB, e de acordo com o sistema do Detran pertence a uma Honda Biz, 125cc, cor vermelha, ano 2011, pertencente ao senhor Damião Monteiro.

Segundo o coveiro que teve o nome preservado, o objeto encontrava-se dentro de uma sacola juntamente com um chaveiro, em um túmulo de uma pessoa que foi sepultada em 2003.A Polícia Civil foi comunicada sobre o fato.



Centro de estudos e debates vai discutir a revisão do Plano Diretor de Caicó

Na próxima sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Caicó, através do Centro de Estudo e Debates, vai discutir com a sociedade a revisão do Plano Diretor de Caicó. A propositura é do vereador José Rangel (PDT) que após ouvir atentamente vários seguimentos da sociedade resolveu debater tão importante assunto.

O centro de estudos e Debates acontece nesta sexta-feira (17), ás 19 horas no plenário da Câmara Municipal de Caicó.
Foram convidadas as seguintes instituições e seus representantes.
UFRN - Ana Maria Pereira Aires (Diretora do CERES);
IFRN – Caubi Ferreira de Souza Júnior (Diretor Geral do Campus IFRN Caicó);
Prefeito de Caicó – Roberto Medeiros Germano;
OAB/Caicó – Roberto Lins Diniz (Presidente da OAB Seccional Regional de Caicó);
Casa do empresário – Erik Gomes (Presidente da CDL de Caicó) e (3 Casas)
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó – Ana Aline Morais (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais);
Sindicato dos Proprietários Rurais de Caicó – Ivonaldo Diniz (Diretor do Sindicato Patronal);
Secretário geral da FETAN– Antônio Neves;
CREA/RN – Eng.º Reginaldo Clemente ( Inspetor Chefe do CREA Caicó);
CAU/RN – Arqt. Patrícia Silva Luz de Macedo – Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte – CAU/RN);
Batalhão de Engenharia – Ten. Cel. de Engenharia Márcio Carneiro Barbosa;
Polícia Militar – Ten. Cel. Romualdo Borges Farias (Cmdt. Do 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó);
Igreja Católica – Dom Antônio Carlos Cruz (Bispo Diocesano Seridoense);
Igreja Evangélica – Pr. Divino Felix (Representante das Igrejas Evangélicas de Caicó)
ADESE – José Vanderli de Araújo (Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE);
Presidente da Câmara Municipal Mirim – Renam Gabriel Pereira Cavalcante.

Vereador Leleu Fontes sai em defesa dos servidores do TJRN

Nesta quinta-feira (16), haverá audiência de conciliação, para tentar por fim à greve dos servidores do Poder Judiciário, que está às vésperas de completar um mês. Durante a audiência, serão discutidos o congelamento de gratificações e a retirada do anuênio.  

O presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, já anunciou que não vai rever as medidas tomadas com o intuito de conter os gastos da instituição com pessoal.

Diante do impasse e da tentativa de conciliação, o vereador Leleu Fontes espera que o bom-senso prevaleça e que os servidores não sejam penalizados. “Por isso, entrei em contato com a senadora Fátima Bezerra, para que ela possa dar apoio incondicional ao movimento grevista. E eu apresentarei Moção de Apoio no Poder Legislativo caicoense aos servidores do Tribunal de Justiça”, disse Leleu.

Nem drones e nem mísseis: doença pode acabar com Estado Islâmico

Drones, mísseis teleguiados, tropas terrestres e muita estratégia. Nada disso foi suficiente para fazer o Estado Islâmico ser derrotado. Mas, segundo especialistas, a natureza pode ser responsável por tirar do mapa o grupo extremista. E quem está acelerando esse processo são os próprios jihadistas.

De acordo com especialistas, as principais regiões onde o EI se instala são muito vulneráveis a leishmaniose, uma doença parasitária que causa úlceras, febre, perda de peso e, finalmente, destruição do fígado e do baço, levando à morte. Sua transmissão se dá por um inseto que se propaga rapidamente em locais com péssimas condições higiênicas.

A questão apontada por especialistas é de que o Estado Islâmico, em sua sede de destruição, aumenta as possibilidades de propagação da doença. Uma vez contaminados, os jihadistas têm poucas chances de sobrevivência pelo fato de se negarem a procurar assistência médica qualificada e, principalmente, locais com melhores condições de saneamento.


Considerada a capital do Estado Islâmico, a cidade de Raqq, na Síria, é o local que concentra o maior número de casos de leishmaniose — são 100 mil, no tal. Por conta disso, especialistas acreditam que, caso não tome uma medida rápida e efetiva contra a proliferação da doença, o Estado Islâmico está seriamente ameaçado por um fator totalmente biológico.
Por  |

Gisele Bündchen se despede das passarelas nesta quarta

Nesta quarta-feira (15), a primeira e única über model Gisele Büdnchen (34) se despede das passarelas no desfile da Colcci da São Paulo Fashion Week, às 20h30 no Parque Cândido Portinari. Não é uma aposentadoria, porque continuará trabalhando, mas não mais em desfiles (ao menos nas passarelas). 

 Depois de 20 anos de carreira, a modelo mais bem paga do mundo decidiu que estava na hora de desacelerar o ritmo de trabalho. Em entrevista à ‘Folha de São Paulo’, a über também revelou que seu corpo pediu para parar. “Eu respeito meu corpo, tenho um privilégio de poder parar. Não é uma aposentadoria, pois vou continuar trabalhando, só não mais na passarela”. 

Gisele Bündchen também declarou que não descarta a possibilidade de desfilar em ocasiões especiais. Enquanto isso, confira o especial da Jovem Pan Online para celebrar a carreira de enorme sucesso da modelo nascida na pequena cidade de Três de Maio, no Rio Grande do Sul. 

A top, casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, começou sua carreira em 1995 e, logo de cara, já chamou a atenção da grande mídia: no mesmo ano foi capa da revista Capricho e, quatro anos depois, já era angel da Victoria’s Secret. 

Desfilou pela grife de lingerie estadunidense, grande sonho de modelos famosas e anônimas por oito anos e, não parou de desfilar estrelar campanhas para as gigantes da alta moda.

Tesoureiro do PT é preso pela Polícia Federal em nova fase da Lava Jat

O tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi preso na manhã desta quarta-feira (15) pela Polícia Federal na 12ª fase da operação Lava Jato. Vaccari é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com base em depoimentos de delatores da operação. Eles afirmam que o tesoureiro intermediou doações de propina em contratos com fornecedores da Petrobras e que o dinheiro foi usado para financiar campanhas políticas. O tesoureiro foi detido em casa.
Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e um mandado de condução coercitiva. Todas as ordens judiciais estão sendo cumpridas na cidade de São Paulo/SP, e os presos serão levados imediatamente para a Superintendência da Polícia Federal no Paraná em Curitiba.

87% querem redução da maioridade penal

Tema está em discussão em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, que tem cerca de três meses para analisá-lo / Pedro Ladeira/Folhapress
Tema está em discussão em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, que tem cerca de três meses para analisá-lo / Pedro Ladeira/Folhapress
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Datafolha aponta que 87% dos brasileiros querem aredução da maioridade penal de 18 para 16 anos, 11% são contra, indiferentes são 1%, e não souberam responder, 1%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O percentual é o maior registrado pelo Datafolha desde a primeira pesquisa sobre o tema, em 2003. Naquele ano e também em 2006, 84% disseram ser a favor da redução da idade. O tema está em discussão em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, que tem cerca de três meses para analisá-lo. Depois, será votado pela Casa e, se aprovado, segue para o Senado.

Protestos ocorrem em várias cidades do Brasil contra terceirizações

Manifestantes fecham o km 18 da Rodovia Anhanguera, em São Paulo / Futura Press/Folhapress
Manifestantes fecham o km 18 da Rodovia Anhanguera, em São Paulo / Futura Press/Folhapress
A manhã desta quarta-feira vem sendo marcada por uma série de manifestações programadas para todo o país, contra a aprovação do Projeto de Lei 4330, que amplia as terceirizações no Brasil.
Bahia 
Moradores de Salvador estão enfrentando problemas no transporte público nesta manhã de quarta-feira. Cerca de 12 mil rodoviários estão paralisados desde às 4h da madrugada e só devem voltar ao serviço a partir das 8h da manhã desta quarta-feira. Segundo o sindicato, a adesão é de 100% dos motoristas e cobradores, sendo que sindicalistas bloqueiam as saídas de algumas garagens.
São Paulo
Na Grande São Paulo, cerca de 50 pessoas ocupavam o km 230 da Dutra, em Guarulhos. Todas as faixas da via foram bloqueadas próximo ao acesso à Avenida Salim Farah Maluf e à base da polícia da Nova Dutra. Em reflexo ao protesto, o motorista enfrenta 10 quilômetros de congestionamento que vai do km 219 ao 229. Neste momento, o grupo segue pelo acostamento, em frente ao prédio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Articuladores das manifestações de rua divulgarão no Congresso a “Carta do Povo Brasileiro”

PROTESTOS-NAS-RUAS 2
A Aliança dos Movimentos Democráticos, que congrega organizações responsáveis pela série de manifestações de rua contra o Governo Dilma, vai ocupar espaços no Congresso Nacional, nesta quarta-feira.
O consultor de empresas Paulo Angelim, que, em Fortaleza, comanda o Instituto Democracia e Ética, mobilizador de duas manifestações já realizadas na Praça Portugal, participará do ato. De acordo com Angelim, é hora de divulgar para o País o documento “Carta do Povo Brasileiro”.
Segundo Paulo Angelim, o documento reúne as principais reivindicações colhidas nas manifestações de rua e uma delas é o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Homem mata esposa com tiro e facada e depois comete suicídio na frente da filha em JP

Divulgação
Imagem Ilustrativa
Um homem de 45 anos cometeu suicídio após assassinar a esposa na madrugada desta quarta-feira (15) no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. O crime aconteceu por volta das 4h, mas, de acordo com um agente de investigação da Delegacia de Crimes contra a Pessoa, o casal discutia desde a noite dessa terça-feira (14). O motivo dos conflitos seria o ciúme excessivo do homem.
A mulher, de 41 anos, foi morta com um tiro nas costas e uma facada no pescoço. O corpo foi encontrado na cama do casal. Ainda conforme o serviço de investigação da delegacia, após matar a esposa, o homem se dirigiu até a sala de estar da casa e cometeu suicídio. O atentado contra a própria vida foi presenciado pela filha do casal, que não teve a idade divulgada. Em depoimento à polícia, a moça disse que foi acordada pelos gritos dos pais, mas que não chegou a ouvir o disparo da arma.   
Leia também:
Ainda conforme o agente de investigação, o casal tinha um longo histórico de discussões. Ele informou que a mulher chegou a prestar queixa contra o marido em mais de uma ocasião.
Segundo a polícia, não havia indícios de que o homem consumiu bebidas alcoólicas antes de cometer o crime. A família garantiu que desconhecia o fato do homem possuir uma arma de fogo.

terça-feira, 14 de abril de 2015

AGORA É OFICIAL: Dilma decide nomear Henrique Alves para o Turismo

Henrique novo 2
A presidente Dilma Rousseff fechou no final da tarde desta terça-feira (14) com o vice-presidente Michel Temer a nomeação do ex-presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para o Ministério do Turismo.
Segundo o G1,  a confirmação deve ser publicada na edição desta quarta-feira do “Diário Oficial da União”. Na conversa que teve com Dilma nesta terça, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não fez qualquer pedido para acomodar em outro posto o atual ministro do Turismo, Vinicius Lage, que é afilhado político do presidente do Senado.
Renan Calheiros também disse a Dilma que encaminhará naturalmente o nome do jurista Luiz Fachin para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado e que não discutiria nomes, mas o perfil do novo ministro do Supremo Tribunal Federal. A indicação de Fachin terá de ser aprovada pelo plenário do Senado.

Aberta licitação para construção de obra de esgotamento sanitário do município de Cerro-Corá (RN) com recursos do RN Sustentável

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças - SEPLAN, com recursos do RN Sustentável adquiridos por meio do empréstimo com Banco Mundial abriu licitação para obras de esgotamento sanitário do município de Cerro-Corá(RN). Esse investimento está previsto no componente de Desenvolvimento Regional do Projeto RN Sustentável, dentro das ações do Turismo.

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado em (09.04). O Edital e cópias adicionais poderão ser adquiridos na Comissão Especial Mista de Aquisições e Licitações do Projeto RN Sustentável, localizada na Secretária de Estado do Planejamento e das Finanças, Centro Administrativo do Estado. 

As propostas deverão ser entregues no mesmo endereço até às 15:00 horas do dia 12/05/2015, acompanhadas de Garantia de Proposta no valor de R$ 372.000,00 (trezentos e setenta e dois mil reais), no caso de garantia ou caução bancária, ou R$ 1.824.000,00 (um milhão oitocentos e vinte e quatro mil reais), no caso de seguro garantia. As propostas serão abertas às 15:00 horas do mesmo dia, na presença dos interessados que desejarem assistir à cerimônia de abertura.

Todas informações estão disponíveis também no site www.rnsustentavvel.rn.gov.br 

1ª Edição da Feira “Caicó Mostra Caicó” em 2015 foi um sucesso na Ilha de Sant’Ana


Aconteceu neste final de semana na Praça de Artesanato Dona Maria Vale na Ilha de Sant’Ana a primeira edição do ano 2015 da Feira de Artesanato “Caicó Mostra Caicó”, com realização da Prefeitura Municipal de Caicó através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e apoio do SEBRAE.

O evento teve inicio na sexta-feira e prosseguiu até o domingo com aproximadamente 40 artesãos expondo os seus produtos feitos todos de forma artesanal e com as mais diversas tipologias.

Também durante a Feira “Caicó Mostra Caicó” artistas locais se apresentaram no palco da praça de artesanato e ainda teve a participação do grupo de dança Quarteto Plus que se apresentou no domingo antes do desfile do Núcleo de Beleza do Projeto Empreender.

A Secretária de Turismo, Eliana da Nóbrega, avaliou de forma positiva a primeira edição da feira “Caicó Mostra Caicó” em 2015 e ressaltou o apoio do Prefeito Roberto Germano para a realização pelo terceiro ano seguido do evento que acontece uma vez por mês.

Deputado Álvaro Dias reuniu-se com correligionários no final de semana em Caicó



O deputado estadual Álvaro Dias esteve neste final de semana reunido com amigos e correligionários no município de Caicó. Na oportunidade, ele concedeu entrevista a rádio local e fez uma avaliação dos primeiros meses do mandato legislativo, além de abordar alguns assuntos como reforma política, situação pediátrica do estado e do índice de candidatos do concurso da Polícia Militar, que foram considerados inaptos.

"Tivemos a oportunidade de cumprimentar alguns de nossos amigos pela passagem natalícia, entre eles Augusto Mainardi, que esteve de aniversário. Participamos também de reuniões com correligionários nossos e que nos ajuda no nosso mandato", disse o deputado Álvaro Dias.

Ainda em Caicó, durante entrevista, ele ressaltou alguns assuntos voltados para Caicó e para a região do Seridó. "Apresentamos requerimento destinado a secretaria de segurança para que os posto de policiais possam ser reabertos em nossa cidade. Da mesma forma, vamos encaminhar e cobrar do DER a manutenção das estradas do Seridó, principalmente as RNs que ligam Caicó e Jucurutu, a São José do Seridó, e a São João do Sabugi", enfatizou Álvaro.

Sesc RN abre inscrições gerais para Corrida do Comerciário


A partir desta terça (14), a categoria comunidade também pode se inscrever na competição, realizada no Dia do Trabalhador (01/05)

Depois de receber inscrições exclusivas de comerciários, a 6ª Corrida do Comerciário abriu inscrições para a categoria comunidade. Até o dia 24/04 ou enquanto houver vaga, ambas as categorias podem se inscrever na competição promovida pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN). A corrida, que acontece tradicionalmente no Dia do Trabalhador (01/05), será na Zona Norte de Natal, com largada às 16h. Para se inscrever, basta acessar o site www.sescrn.com.br.

São disponibilizadas 1.600 vagas para os participantes adultos e 200 para a categoria infantil. O evento faz parte da campanha Move Brasil, que assumiu um compromisso com a sociedade de promover eventos para estimular a prática da atividade física, diminuindo assim os índices de sedentarismo no Brasil até 2016.

A Corrida do Comerciário contará com percursos de 5 km e 10 km nas categorias comerciário masculino/feminino, comunidade masculino/feminino, PNE (portador de necessidades especiais) e de 50 a 80 metros para infantil (7 a 13 anos). Antes da largada, será feito aquecimento aeróbico, e massagistas do Senac RN serão disponibilizados no pós-chegada.

A taxa de inscrição é de R$10 para o comerciário, R$40 para a comunidade e 1kg de alimento não perecível para a categoria infantil - que deve ser entregue no ato de retirada do kit atleta. Para estimular a participação do comerciário, o Sesc subsidia 88% do valor da inscrição. Para a comunidade, a instituição dá o subsídio de mais da metade (54%) do custo real da corrida.

Por se tratar de uma corrida de cunho recreativo, a premiação para quem chegar em 1º, 2º e 3º em cada categoria será o troféu. Com exceção dos PNEs, que terão os cinco primeiros colocados premiados a título de participação. O regulamento da Corrida está disponível também no site do Sesc RN.

Este ano, aproveitando a atenção gerada voluntariamente pela Corrida do Comerciário, o Sesc pretende agregar ao evento uma reflexão sobre o tema Sustentabilidade. O evento será uma oportunidade para estimular os participantes a terem uma postura mais consciente em relação aos recursos naturais e ao cuidado com o meio ambiente, com ações como kits feitos de materiais recicláveis e painéis sobre preservação ambiental. Para as crianças, será disponibilizado espaço infantil e espaço leitura. O Sesc RN comemora ainda o Dia do Trabalhador com a Semana do Comerciário de 27 a 30/04, com serviços gratuitos em empresas previamente cadastradas e programações voltadas aos comerciários.

Serviço:
O quê? Inscrições para a Corrida do Comerciário abertas à comunidade
Quando? Até dia 24/04* (comerciários, comunidade, PNEs e infantil)
Inscrições?  www.sescrn.com.br
Informações: 3133-0360
*Ou enquanto houver vagas


Aneel autoriza alta média de 9,57% nas contas de luz no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (14) aumento médio de 9,57% nas contas de luz de clientes da Cosern, distribuidora que atua no Rio Grande do Norte.

O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para a baixa tensão (residências e comércio), a alta média será de 7,41%. Já para a alta tensão (indústria), será de 14,41%, também na média.

Esse aumento se refere ao reajuste que as distribuidoras têm direito e que é avaliado uma vez ao ano pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março.

Sefaz-PI realiza concurso com salários até R$ 4.500

concurso
Os interessados podem efetuar a inscrição até as 18 horas do dia 24 de abril, por meio do site www.nucepe.uespi.br
Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz - PI) tornou pública a realização de um novo processo seletivo que visa a contratação de profissionais com nível superior. São 30 vagas para analista de suporte júnior, analista de sistema pleno e analista de sistema júnior.
Os aprovados realizarão suas atividades em carga horária diária de 8 horas, de segunda a sexta-feira, e 4 horas no sábado, comremuneração de R$ 4.500,00. É possível que a jornada seja reduzida para 6 horas corridas, por conveniência do órgão empregador.
Os interessados podem efetuar a inscrição até as 18 horas do dia 24 de abril, por meio do site www.nucepe.uespi.br. A taxa é de R$ 81,30, que deve ser paga no banco mencionado no edital ou correspondentes bancários.
O processo de seleção contará com prova escrita, com questões objetivas de caráter eliminatório e classificatório, e análise de currículo, de caráter classificatório. A previsão é de que a primeira etapa ocorra em 17 de maio de 2015, na cidade de Teresina (PI).
A validade da seletiva é de dois anos, com possibilidade de prorrogação a critério da Administração. 

Movimento que pede o impeachment de Dilma fará marcha de SP a Brasília

Protesto na Paulista reuniu cerca de 275 mil, no dia 12 de abril / Marcelo Camargo/ABr
Protesto na Paulista reuniu cerca de 275 mil, no dia 12 de abril / Marcelo Camargo/ABr
O movimento ‘Fora Dilma’ sairá das ruas para pegar a estrada. A marcha, contudo, será a pé. O MBL (Movimento Brasil Livre) organiza uma caminhada de São Paulo a Brasília, um trajeto de 1,1 mil quilômetros. “A chegada está prevista em 33 dias. A ideia é chegar lá e fazer uma ocupação para que os parlamentares possam atender as reivindica- ções”, afirmou Renan Haas, um dos líderes da marcha.
A saída está marcada para sexta-feira e contará com uma equipe de apoio, que estará num ônibus. O número de participantes ainda será fechado. “O número não importa. Se forem 2, 5 ou 10 pessoas para a gente já é suficiente”, disse Renan. O grupo programa paradas em todas as cidades do trajeto e espera ter apoio das comunidades para cumprir o desafio, mas descarta receber apoio político durante a marcha

MEC vai adiar novamente início das aulas do Pronatec

PRONATEC 2
O início das aulas do Programa Federal de Qualificação Técnica e Profissional (Pronatec) será novamente adiado. A oferta de vagas da chamada bolsa-formação, um dos principais braços do programa, estava inicialmente prevista para o início de maio e, no mês passado, teve a data reagendada para 17 de junho. Segundo informou a Folhapress, o novo cronograma prevê, agora, que as turmas efetivamente comecem a partir de 27 de julho.
O Pronatec é uma das principais vitrines na área da educação na gestão da presidente Dilma. Lançado em 2011, ele terá nova etapa neste segundo mandato, com previsão de atingir 18 milhões de vagas até 2018. As aulas são ministradas em instituições públicas e privadas, além da oferta a partir de parceria com o sistema S. Os cursos podem ser de formação inicial ou continuada (média de três meses de duração) ou técnicos, com prazo mínimo de um ano.

Governo aceita negociar prazo para benefício do seguro-desemprego

Carlos Gabas - Ministro da Previdência Social
Carlos Gabas – Ministro da Previdência Social
Pressionado por centrais sindicais e parlamentares da própria base aliada, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, afirmou nesta segunda-feira, 13, que o Palácio do Planalto está disposto a discutir mudanças nas medidas provisórias que alteram as regras de concessão de direitos trabalhistas e previdenciários – as MPs 664 e 665.
O modelo antigo estabelecia carência de um semestre, mas o texto do Executivo altera para 18 meses na primeira solicitação, 12 meses na segunda e seis meses a partir da terceira e é justamente esse novo prazo que será flexibilizado para obter aprovação do Legislativo.
O governo também deve concordar em flexibilizar a carência para o recebimento de pensão por morte. Antes da medida provisória, não havia carência para esse tipo de benefício. Agora, o pagamento depende de um período de carência de no mínimo 24 contribuições mensais.

Sesc RN realiza evento para lançar projetos culturais para 2015 – Jornal Correio do Seridó e TV Cidade Interativa na cobertura do evento

Cinegrafista Francisco Morais em ação com a jornalista Wllana Dantas, na gravação do documentário Carnaval 2015 

Música, artes visuais, teatro, literatura, dança e cinema. Com esta variada programação cultural, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, reúne à imprensa, autoridades ligadas à cultura e demais convidados em evento no dia 14 de abril, 8h30, na sede da Fecomércio RN, para apresentar o cronograma de projetos culturais para 2015. 

A programação começou neste mês de abril e segue até dezembro, com atrações em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Assu, Acari, Angicos, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Macaíba, Goianinha, Praia de Pipa, Tibau do Sul, São Miguel e Várzea. O Jornal Correio do Seridó e a TV Cidade Interativa estão na cobertura do evento, através do repórter cinematográfico, Francisco Morais. Será produzida uma matéria para a estreia do Jornal da Cidade, que deverá estrear nos próximos dias em Caicó. 

A TV Cidade Interativa faz parte do Sistema Correio do Seridó de Comunicação, que atualmente conta com a maior rede de blogs e portais do Rio Grande do Norte, sendo 22 sites no Seridó. Nos próximos, o Sistema Correio do Seridó vai lançar os portais de Parelhas, Tenente Laurentino, São Vicente, Santana do Seridó, Bodó e Cerro Corá. E assim, o Sistema terá 28 blogs, cobrindo cada cidade do Seridó.

"Não sabia que era errado", diz mulher que teve seis filhos com o próprio pai no Acre

Resgatada há três anos pela polícia em uma comunidade do Norte do país, a dona de casa Júlia Pinheiro Chagas tem seis filhos, frutos de uma relação incestuosa que manteve por anos com seu pai, João das Chagas Ribeiro Mourão, 66. Há dois anos, ele cumpre sentença no regime fechado pelos crimes de estupro, atentado ao pudor, sequestro, constrangimento à mulher e crimes contra a assistência familiar, configurado pelo abandono intelectual.
Júlia vive com a ajuda de Aluguel Social, oferecido pela prefeitura da cidade em que vive com os seis filhos. Em entrevista ao G1 Acre, a dona de casa contou que engravidou oito vezes do pai. " “Eu engravidei oito vezes, mas os dois mais velhos morreram. Eu não sabia que era errado, não entendia nada disso. Só percebi que tinha algum problema quando meus filhos começaram a ter deficiência, sabia que eles não eram normais”, contou.
Deficiência motora, descamação na pele e muitos transtornos de sociabilidade afetam as crianças, que têm entre onze e cinco anos de idade. De acordo com a mãe delas, o pai/avô costumava agredi-las e, por isso, as crianças não demostram saudade dele, que nunca recebeu uma visita no presídio onde encontra-se custodiado. 
"Eu penso em procurá-lo para que ele possa ver as crianças, porque quando ele foi preso, nossos filhos eram todos bem pequenos. Tive muita raiva dele, mas agora estou tentando esquecer. Posso até perdoar, porque quem quer o perdão, perdoa", desabafou. 
Em entrevista ao G1 Acre, ela contou ainda que enquanto viveu com o pai não manteve contato com ninguém e também não contava às outras pessoas que ele era seu pai, a pedido dele. 
Outro ladoDe acordo com o produtor rural João das Chagas Ribeiro Mourão, Júlia não é sua filha de sangue. A informação teria sido dada pela mãe da mulher, que  à época informou que o pai de Júlia morava em outra cidade. 
Mesmo com a alegação, não há documentos que provem que não há ligação sanguínea entre os dois. Desde o acontecido, Júlia não tem mais contato com a mãe e nem sabe se ela está viva. Segundo a Delegacia da Mulher, que presidiu o inquérito,  o endereço da mãe de Júlia está registrado como indeterminado.
João conta que passou a se interessar pela filha quando ela tinha 20 anos. Porém, ele alega que os anos vividos com a filha foram com o consentimento dela. “A culpa que eu tenho, ela tem também", afirmou. Ele alega que não sabia que era errado viver maritalmente com a própria filha e ressalta ainda que casos assim eram comuns no seringal onde eles moravam.
O produtor rural cumpre uma sentença de 22 anos de prisão e para poder passar para o regime semiaberto, deve ficar oito anos e oito meses no fechado. 
Por Correio 24 Horas 

Concursos oferecem mais de 30 mil vagas; salários chegam a R$ 30,4 mil

Cerca de 86 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 16.245 vagas em todos o Brasil. Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a 30.471,11 no Tribunal de Justiça do Ceará. 

Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana.

Adolescente é achada morta, nua e amarrada dentro de casa em Manaus

Uma adolescente de 17 anos foi achada morta no último sábado pelo pai em Manaus, capital do Amazonas. Amanda Cristina Bezerra estava nua, com as mãos e pés amarradas para trás com uma corda. O corpo foi achado pelo pai da jovem, que passava para visitá-la.
(Foto: Reprodução)
O pai contou que estranhou quando chegou na casa e chamou Amanda várias vezes, sem sucesso. Ele contou ao Extra que a jovem morava sozinha e namorava uma mulher, de quem era colega em uma loja no Centro da cidade. Testemunhas contaram à família que viram um homem deixando a casa por volta das 5h30 de sábado. A adolescente também foi vista conversando com uma mulher, que foi convidada a ir para sua casa na véspera do crime.
A Polícia Civil determinou que Amanda foi morta por asfixia durante a madrugada. A autoria do crime ainda é ignorada. Exames serão feitos para determinar se a jovem sofreu abuso sexual.

UERN abre vagas para profissionais com nível médio e superior

Por meio de dois Processos Seletivos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai contratar profissionais para exercerem as funções de Administrador de Redes (1) e Tradutor/ Intérprete de Libras (2).
Quem deseja concorrer deve apresentar ensino médio ou graduação em Redes de Computadores ou áreas afins, e efetuar a inscrição a partir da próxima segunda-feira (6). Os pedidos de participação serão recebidos até o dia 16 de abril de 2015 para a seleção 13; e até o dia 17 para a seletiva 12, no campus Natal (Avenida Dr. João Medeiros Filho, s/nº, Estrada da Redinha, bairro Potengi) ou na unidade de Mossoró (Praça Miguel Faustino, s/nº, Diretoria de Desenvolvimento Organizacional- DDO/ PRORHAE no Edifício Epílogo de Campus).
A remuneração devida aos aprovados é de R$ 1.556,89 ou R$ 2.498,27, considerando a jornada de 40 horas semanais. Como benefício os convocados ainda terão Plano de Saúde.
Para classificar os inscritos serão aplicadas Entrevista e Análise de Curriculum, sendo que para avaliar os Tradutores/ Intérpretes será aplicado Teste Prático de Tradução e Interpretação de Libras. As provas devem ocorrer de 22 a 28 de abril de 2015.

Prefeitura de Olho d`Água do Borges - RN seleciona mais de 20 profissionais

A Prefeitura de Olho d`Água do Borges, no Rio Grande do Norte, irá contratar 26 novos trabalhadores com níveis Médio e Superior, por meio de um Processo Seletivo.
Há vagas para a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, nas funções de Enfermeiro (2); Técnico em Enfermagem (1); Cirurgião-dentista (2); Bioquímico/ Farmacêutico (1); Psicólogo (1); Professor de Educação Física (1); Fisioterapeuta (1); e Nutricionista (1).
Já na Secretaria de Assistência Social, são contratados Psicólogo (1); Assistente Social (1); Orientador Social (2); Facilitador Social (1).
Por fim, a pasta da Educação, Esporte, Cultura e do Turismo tem como objetivo contratar candidatos para assumirem o cargo de Professor de Educação Básica, Nível II - Classe A, nas disciplinas de Inglês (1); Ciências (1); Educação Física (1); História (1); Geografia (1); Português (1); Matemática (1); Informática (1); e Pedagogia (3).
Quem for aprovado irá trabalhar em jornadas semanais de 25h, 30h ou 40 horas, conforme o que for determinado por cada colocação, com salários que variam de R$ 788,00 a R$ 1.579,32.
As inscrições são recebidas mediante a entrega dos documentos comprobatórios na Sala de Licitações do Centro Administrativo Mário Solano, que fica na Rua Etelvino Sales, s/nº, Centro, Olho D`Água do Borges - RN, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos dias 16 e 17 de abril de 2015. Não haverá cobrança de taxa.
Os candidatos serão classificados por meio de Análise Curricular, de caráter classificatório, Entrevista, e Comprovação de titulação, cujo resultado final tem a validade de seis meses, com possibilidade de prorrogação.

Homem é assassinado com sete tiros enquanto se dirigia para o trabalho, na Grande JP


Divulgação
Imagem Ilustrativa

Um homem ainda não identificado pela polícia foi assassinado com sete tiros na manhã desta terça-feira (14) no bairro de Tibiri, em Santa Rita (Região Metropolitana de João Pessoa). O crime aconteceu por volta das 5h, na principal avenida no bairro.
Segundo o Portal Correio, a vítima andava em uma motocicleta de 50 cilindradas (popularmente conhecida como “cinquentinha”), quando foi surpreendido por uma dupla em uma moto. Ele estaria indo trabalhar. Os homens, que, conforme testemunhas, estavam de capacete se aproximaram da vítima e efetuaram os disparos.
Após cometer o crime, a dupla fugiu do local. Até as 7h30, a vítima ainda não havia sido identificada pela polícia e nenhum suspeito havia sido preso. A polícia também desconhecia as motivações do crime. 

Chuvas são pontuais na Paraíba e ainda não mudam cenário com 35 açudes secos

Jornal Correio da Paraíba
Situação dos açudes preocupa
As chuvas pontuais registradas este ano, características do semiárido, não vêm mudando o cenário dos mananciais que abastecem as cidades paraibanas, principalmente nas regiões do Sertão, Cariri e Agreste.
Com isso, já são 35 açudes que secaram, quatro a mais que no mês de março, e mais de 60% dos mananciais da Paraíba estão com menos de 20% da capacidade, deixando 24 municípios em colapso no abastecimento e outros 29 em racionamento.

Somente 51 açudes da Paraíba estão com nível acima de 20% da capacidade de armazenamento. Vinte estão acima dos 50% da capacidade de armazenamento, a maioria localizada no Litoral do estado, onde chove com mais regularidade.

Somente um açude monitorado pela Aesa, o de Cafundó, com capacidade para 313.680 milímetros cúbicos, em Serra Grande, no Vale do Piancó, está sangrando. 

Irregularidade

De acordo com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes, vem ocorrendo uma distribuição espacial irregular e as chuvas raramente cobrem toda uma determinada região. "Tivemos cidade no Sertão, por exemplo, que este ano já choveu 400 milímetros e no Cariri, que choveu 300 milímetros, mas no total as precipitações estão abaixo da média", explicou.

João Fernandes disse ainda que a perspectiva é de que continue chovendo no Sertão e Cariri até maio. Ele apontou para o fato de que em algumas áreas as chuvas vêm ocorrendo repetidamente.

"O que estamos fazendo é monitorando esses mananciais e gerenciando os recursos hídricos que temos, dizendo onde não deve ser retirada mais água, onde se deve retirar menos e orientando os consumidores a estabelecer restrições", revelou.

A situação só é mais satisfatória no Litoral, segundo João Fernandes, principalmente na região da Grande João Pessoa, mas mesmo assim se não for bem usada, em pouco tempo também poderá apresentar dificuldades. "É preciso que tenhamos consciência sobre o bom uso da água para evitar desperdícios", orientou.

Racionamento

Do total de municípios sob racionamento no abastecimento de água, a grande maioria está localizada no Agreste. Nessa região, cidades que permanecem em racionamento são Arara, Casserengue, Belém, Caiçara, Logradouro, Umbuzeiro, Campina Grande, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Aroeiras, Gado Bravo.

No Sertão, o racionamento vem acontecendo em Nazarezinho, Bom sucesso, Brejo dos Santos, Santa Cruz, Vieirópolis. Já no Cariri são Barra de São Miguel, Nova Palmeira, Barra de Santana, Caturité.

Colapso

Os municípios que estão em colapso no abastecimento estão recebendo água através de carros pipa fornecidos pelos Municípios e pelo Exército. O Agreste também é a região com o maior número de cidades em colapso. São Solânea, Riachão, Tacima, Dona Inês, Damião, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna, Montadas, Algodão de Jandaíra, Nova Floresta, Cuité, Serra Redonda, Remígio, Esperança, Puxinanã e Areial.

As cidades do Sertão cujos açudes que as abastecem secaram são Monte Horebe, Desterro e Cacimbas, São João do Rio do Peixe, Carrapateira e Triunfo.

No Cariri, o município de Riacho de Santo Antônio sofre colapso no abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário