sexta-feira, 3 de abril de 2015

Dilma e políticos de diferentes partidos lamentam tragédia com filho de Alckmin

DILMA LUTO 3
A presidente Dilma Rousseff emitiu nota oficial expressando pesar pela trágica morte do filho do governador Geraldo Alckmin. “Com muito pesar e tristeza, apresento ao governador Geraldo Alckmin e a sua esposa Senhora Maria Lúcia Alckmin meus sinceros e profundos pêsames pela morte de seu filho Thomaz Alckmin, que estava entre as vítimas do trágico acidente de helicóptero, ocorrido em São Paulo”. A nota presidencial conclui estendendo as condolências aos familiares das demais vítimas.  “Presto, neste momento de dor e consternação, minha solidariedade e sentidos pêsames aos pais, familiares e amigos das vítimas”.
Políticos de diferentes partidos, aliados ou adversários, estão usando as redes sociais para prestar solidariedade ao governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB), que perdeu o filho Thomaz Alckmin na queda de um helicóptero ocorrida nesta quinta-feira (2) em Carapicuíba, na grande São Paulo.

Arcebispo de Natal apresenta projeto de FM Católica ao Governador

Mudança de status marcará os 57 anos da Rádio Rural
Mudança de status marcará os 57 anos da Rádio Rural
Uma das principais rádios do Rio Grande do Norte, a Rádio Rural, completa 57 anos em 2015 com um objetivo principal: alterar o status de AM para FM. O projeto, que tramita no Ministério das Comunicações, foi apresentado ao Governador Robinson Faria na tarde desta quarta-feira (1), durante audiência com o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e com o padre Sávio, da Arquidiocese de Natal. Concluído processo na instância federal, a rádio será a primeira FM católica do estado.
A Rádio Rural foi criada por Dom Eugênio de Araújo Sales, então administrador Apostólico de Natal. Presente em Natal, Mossoró, Caicó e Parelhas, a rádio foi responsável pelo projeto de alfabetização para pessoas do interior. Da iniciativa, surgiu o Movimento da Educação de Base (MEB).
Ainda na audiência, o Governador foi convidado a participar de eventos do calendário da Arquidiocese e da programação pelos 60 anos do 1º encontro dos Bispos no Nordeste, que resultou, entre outros, na criação da Sudene. O evento ocorrerá em parceria com o RN Sustentável, com realização na Escola de Governo entre os dias 27 e 29 de maio de 2015.

Seara promove oficinas de planejamento do Crédito Fundiário

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) está promovendo, de hoje (31) até o dia 14 de abril, Oficinas de Avaliação e Planejamento do Plano Operacional Anual (POA) do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). O objetivo das oficinas é de projetar ações e estabelecer metas para contratação do Crédito Fundiário no ano de 2015. Serão realizados sete encontros territoriais nos municípios de Pau dos Ferros, Apodi, Assú, João Câmara, Currais Novos, São Paulo do Potengi e Natal.
O público-alvo dos eventos são representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar, agentes financeiros, prestadores de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), FETARN, FETRAF, MDA/RN e Secretarias Municipais de Agricultura.
Serviços:
07/04/2015 9 às 16h – Assú/Mossoró Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Assú.
08/04/2105 9 às 16h – Mato Grande IFRN – João Câmara
09/04/2015 9 às 16h – Trairi/Seridó CDL-Clube de Diretores Lojistas Av. Dr. Sílvio Bezerra de Melo, 818 Centro – Currais Novos
10/04/2015 9 às 16h – Potengi Secretaria de Educação de São Paulo do Potengi– em frente ao posto de combustível no centro da cidade.
14/04/2015 9 às 16h – Litoral Sul – Agreste Terra dos Potiguaras  Sede do IDEMA – Natal

TCE deve publicar edital de concurso com mais de 40 vagas na próxima semana

O tão esperado Concurso Público do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE – CE) pode ser publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE/ TCE) da próxima semana, entre os dias 6 e 7 de abril de 2015. Esta afirmação, publicada no site do órgão dia 1º de abril de 2015, também menciona que o certame será realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).
A previsão é de que 48 novos servidores sejam convocados para atuarem na instituição, nas funções de Procurador de Contas (1); Conselheiro Substituto – Auditor (1); Analista de Controle Externo (36); e Técnico de Controle Externo (10). Para mais informações, acesse o site do TCE – CE, www.tce.ce.gov.br.

Marinha abre concurso com 230 vagas para Colégio Naval

Um novo edital de concurso para ingresso no Colégio Naval foi aberto, nesta quinta-feira (2/4), pelo Comando da Marinha. De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial da União, são 230 vagas, sendo 46 chances reservadas para candidatos negros.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter, no mínimo, 15 anos de idade e menos de 18 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2016, além de nível fundamental completo ou em fase de conclusão. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, entre 27 de abril e 15 de junho.
A seleção conta com provas objetivas (com questões sobre matemática, estudos sociais, ciências e português) e de redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de documentos e avaliação psicológica. As datas ainda não foram definidas. O curso ministra em três anos o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O início do aprendizado será em fevereiro de 2016.

Mulher abandona bebê em uma calçada próximo a um depósito de lixo

Bebê se recupera bem na UTI Neonatal
Bebê se recupera bem na UTI Neonatal
O motivo ainda é um mistério. Por que uma mulher abandonou um bebê em uma calçada próxima a um depósito de lixo? Um menino com poucas horas de nascido e que ainda carregava no corpo o cordão umbilical, ligação dele com a mãe. Uma criança indefesa, salva pelo choro que chamou a atenção de um morador, que fez um gesto de solidariedade que mudou a vida do menino, que recebeu o nome de Moisés, uma referência ao menino hebreu que foi deixado nas águas para escapar da morte. Assim como o Moisés da Bíblia, o Moisés resgatado no bairro de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, foi salvo.
Segundo o Portal Correio, depois de 24 horas do resgate, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência responsável pelo primeiro atendimento de Moisés foi visitar o menino, que continuava internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Edson Ramalho, na Capital.
“Está bem, está reagindo bem, estava acordadinho, estava brabo porque estava com fome, mas ele já está se alimentando pela sondinha, está motorizado e fazendo a antibióticoterapia, para descartar qualquer infecção”, disse a médica Luana Freire, do Samu. Segundo ela, o bebê ainda ficará em observação. Ela evidenciou que esta foi a ocorrência mais gratificante em que atuou como profissional do Samu.

Governo diz que ministros não poderão mais usar aviões da FAB

DILMA VERMELHO 2
Sob o argumento da necessidade de corte de gastos, a presidente Dilma Rousseff vai editar na próxima semana um decreto proibindo os seus 39 ministros de usar aeronaves da FAB para retornar aos seus Estados de origem, o que ocorre geralmente nos fins de semana.
A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (2) pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, que indicou como fonte dos dados a Casa Civil e o Ministério do Planejamento.
O decreto presidencial 4.244/2002, que regulamenta hoje o uso das aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) pela cúpula dos três poderes, estabelece que elas podem ser requisitadas por essas autoridades, incluindo os ministros de Estado, em quatro situações: motivo de segurança, emergências médicas, viagens a serviço e no “deslocamentos para o local de residência permanente.”

Obras da transposição do São Francisco acham 1,6 mil vestígios arqueológicos na PB

PB tem 1,6 mil vestígios arqueológicos
PB tem 1,6 mil vestígios arqueológicos
As escavações das obras de transposição do Rio São Francisco encontraram 1.594 vestígios arqueológicos, entre louças, cerâmica, vidro, madeira e metais, somente na área da Paraíba. Na área de escavação no oeste do estado, conforme o Ministério da Integração Nacional, foram identificados 48 sítios arqueológicos.
De acordo com informações do Ministério da Integração Nacional, a maioria dos vestígios encontrados é de materiais culturais das populações que viveram nesses sítios arqueológicos em períodos históricos e também no período pré-histórico. Desses períodos mais antigos são destacados vestígios líticos (instrumentos feitos de pedra), cerâmicos e registros rupestres.
Segundo o Portal Correio, os achados arqueológicos foram levados para o Museu do Homem Americano, localizado no município de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde serão estudados em laboratórios e analisados para a composição de relatórios. O Ministério da Integração Nacional informou também que esses vestígios arqueológicos ficarão à disposição da Pasta e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Emendas de reajuste aos aposentados predominam na MP da política do salário mínimo

DINHEIRO APOSENTADOS 2
Garantir um aumento real para aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo é a principal preocupação de senadores e deputados que apresentaram emendas à Medida Provisória (MP 672/2015). Ela estende a política de reajuste do salário mínimo atualmente em vigor até 2019.
A maior parte das 114 emendas apresentadas à comissão mista que vai examinar o texto pretende estender para aposentadorias e pensões a regra que atualiza o salário mínimo com base na inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores. Atualmente quem recebe mais que o salário mínimo tem o benefício corrigido apenas pela variação do INPC.
Autor de duas emendas, o senador Paulo Paim (PT-RS) argumenta que a discrepância entre as correções concedidas aos benefícios equivalentes ao salário mínimo e as concedidas aos benefícios cujos valores superam este patamar conduziu a um “achatamento inaceitável” das rendas dos aposentados e pensionistas.

Publicada medida provisória que dispensa tratores e máquinas agrícolas de emplacamento

TRATORES 2
O governo publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (1º) a Medida Provisória 673/2015, que dispensa tratores e outras máquinas agrícolas de emplacamento e licenciamento. Os veículos, porém, ficam sujeitos a um registro único em cadastro específico na repartição de trânsito competente a partir de 2016.
O tema é polêmico e atende uma reivindicação antiga dos produtores rurais. O emplacamento e licenciamento de máquinas usadas no campo haviam se tornado obrigatórios por força de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2012 (429/12).
No ano passado, a eliminação de tal exigência foi aprovada pela Câmara e pelo Senado por meio de emenda incluída na Medida Provisória 656/2014. A iniciativa, no entanto, foi integralmente vetado pela presidente Dilma Rousseff. No último dia 11 de março, o Congresso manteve o veto, com a promessa de que o governo editaria outra MP para tratar do assunto.

Filho de Geraldo Alckmin morre em acidente de helicóptero

Reprodução/Rede Record
Thomaz deixa uma filha de dez anos e outra de um mês
O filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Thomaz Alckmin, 31 anos, está entre as cinco pessoas que morreram na queda de um helicóptero na tarde desta quinta-feira (2) em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A aeronave caiu em cima de uma casa na estrada da Fazendinha por volta das 17h. Thomaz deixa uma filha de dez anos e outra de um mês.

A empresa proprietária da aeronave afirmou que o "acidente ocorreu durante voo de teste, após a aeronave passar por manutenção preventiva". O helicóptero tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de vôo, e estava com documentação e manutenção em ordem.

Morador do Condomínio Fazendinha - onde aconteceu o acidente - há 25 anos, o caseiro Ailton Cláudio do Carmo estava em casa e viu quando o helicóptero deu duas voltas antes de cair.

“Na segunda volta, o helicóptero passou próximo à torre da caixa d`água do condomínio. Ouvi um forte barulho nas hélices. Aí ele rodopiou e caiu de bico”, disse o caseiro.

Padre diz que homem estaria se passando por sacerdote no interior da PB

Em missa celebrada nessa quarta-feira (1º), na paróquia Santo Antônio, em Solânea (Agreste do estado, a 130 km de João Pessoa), o pároco Geraldo Bernardi alertou a população a respeito da ação de um homem que estaria se passando por padre e “maculando a imagem da Igreja” na cidade. A declaração do sacerdote tem circulado nas redes sociais e causado polêmica entre os moradores de Solânea.
As denúncias do padre Geraldo Bernardi foram confirmadas ao Portal Correio pelo vigário da paróquia, padre Daniel Kipumda. Segundo o vigário, o homem chegou a Solânea há pouco mais de um mês e se apresentou como “padre Nildo”. “Ele entrou em contato com uma família daqui pela internet, disse que era de uma paróquia de São Paulo e que estava vindo visitar o interior da Paraíba. A família então ofereceu sua casa para hospedar o falso padre”, contou o vigário.

UERN abre vagas para profissionais com nível médio e superior

Por meio de dois Processos Seletivos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai contratar profissionais para exercerem as funções de Administrador de Redes (1) e Tradutor/ Intérprete de Libras (2).
Quem deseja concorrer deve apresentar ensino médio ou graduação em Redes de Computadores ou áreas afins, e efetuar a inscrição a partir da próxima segunda-feira (6). Os pedidos de participação serão recebidos até o dia 16 de abril de 2015 para a seleção 13; e até o dia 17 para a seletiva 12, no campus Natal (Avenida Dr. João Medeiros Filho, s/nº, Estrada da Redinha, bairro Potengi) ou na unidade de Mossoró (Praça Miguel Faustino, s/nº, Diretoria de Desenvolvimento Organizacional- DDO/ PRORHAE no Edifício Epílogo de Campus).
A remuneração devida aos aprovados é de R$ 1.556,89 ou R$ 2.498,27, considerando a jornada de 40 horas semanais. Como benefício os convocados ainda terão Plano de Saúde. Para classificar os inscritos serão aplicadas Entrevista e Análise de Curriculum, sendo que para avaliar os Tradutores/ Intérpretes será aplicado Teste Prático de Tradução e Interpretação de Libras. As provas devem ocorrer de 22 a 28 de abril de 2015.

IFRN seleciona docentes para campus Apodi

Desta vez as oportunidades estão disponíveis no campus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio de Processo seletivo. No total são três vagas para Professor Substituto nas disciplinas de Arte – Música, Biocombustíveis e Zootecnia, destinadas aos profissionais de nível Superior nos respectivos assuntos. A proposta traz salário de R$ 2.814,01, sendo que o docente deve ministrar aulas em jornadas semanais de 40h.
Quem quiser participar, deve ficar atento ao período das inscrições que já estão abertas, e seguem até às 20h do dia 12 de abril de 2015, mediante o preenchimento da ficha de inscrição no site professorsubstituto.ifrn.edu.br e o pagamento da taxa de R$ 69,00. A validade deste certame é de dois anos, no entanto existe a possibilidade de prorrogação por igual período.

Caicó terá dois stands na Feira do Microempreendedor Individual do Seridó em Currais Novos

FEIRA CAICÓ 2
Aconteceu nesta quarta-feira (01), no auditório da Casa do Comércio – CDL de Currais Novos o lançamento oficial da 3ª edição da Feira do Microempreendedor Individual do Seridó que será realizada entre os dias 16 e 18 de abril. O evento contou com a presença de autoridades, empresários, imprensa e a sociedade como um todo.
O Município de Caicó esteve representado no lançamento do evento pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eliana da Nóbrega, e garantiu participação na feira em 2015. De acordo com Eliana, Caicó estará com dois stands no evento que serão utilizados por artesãos que fazem parte da feira de Artesanato “Caicó Mostra Caicó” e que são Microempreendedores Individuais.
Idealizada pelo Sebrae, a feira de negócios é uma vitrine para os micro empreendedores individuais mostrarem o trabalho que vem desenvolvendo em diversos segmentos. As duas primeiras edições do evento, que é pioneiro no Brasil, foram realizadas em Caicó, nos anos de 2013 e 2014.

UFRN retifica concurso com remuneração de 16,3 mil reais para Professor

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) publicou retificação do concurso público para Professor Titular-livre. Nesse documento fica alterado o período de inscrições para: 6 de abril de 2015 a 28 de maio de 2015. Para conhecer todas as alterações já aplicadas a esse certame, consulte as retificações disponíveis em nosso site.
Os profissionais admitidos por esse certame serão designados para as áreas de Processamento Cerâmico/ Células a Combustível/ Materiais Catalíticos/ Materiais Nanoestruturado (1); Psicobiologia (1); Física da Matéria Condensada Teórica: Cálculo ab initio em Nanoestruturas (1); e de Ciência da Computação (1), junto aos Departamentos de Engenharia de Materiais, Fisiologia, Física Teórica e Experimental e de Informática e Matemática Aplicada, todos no campus Natal.
Com jornadas semanais de trabalho de 40h, em regime de Dedicação Exclusiva, esses Professores terão direito a remuneração de R$ 16.329,07, já incluso auxílio alimentação de R$ 373,00. Só podem concorrer profissionais com doutorado, que tenham 10 anos de experiência, dentre outros requisitos, que efetuem inscrição pelo linkwww.sigrh.ufrn.br, com taxa de R$ 220,00. No período de 3 a 31 de julho de 2015, provavelmente, serão aplicadas as provas escritas, oral, de memorial e projeto de atuação profissional e, por fim, prova de títulos.

Prefeitura de Pau dos Ferros – RN abre Concurso com mais de 200 vagas

De 6 a 26 de abril de 2015, a Prefeitura de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, recebe as inscrições de um novo Concurso Público. Esta oportunidade está em busca de mais de 200 profissionais para assumirem os cargos distribuídos entre os seguintes níveis de escolaridade: Nível Fundamental, Nível Médio/Técnico e Nível Superior.
Os aprovados neste certame irão trabalhar em jornadas semanais de até 40 horas, com salários que variam de R$ 788, 00 a R$ 4.500,00, conforme a atividade desempenhada. Vale lembrar que no total de vagas oferecidas, estão inclusas as de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Se você quer concorrer, inscreva-se a partir das 10h do primeiro dia do prazo, por meio do site da organizadora,www.cpcon.uepb.edu.br, mediante o pagamento das taxas de R$ 50,00; R$ 70,00; e R$ 90,00. A avaliação dos participantes ocorre por meio de Prova Escrita (todos os cargos), prevista para ser realizada em 31 de maio de 2015, e Provas Prática e de Títulos (apenas para funções específicas).

Associados CDL contarão com cartão de crédito do BNB

CARTÃO
A partir da assinatura de um termo de cooperação entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL/RN) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), os micro e pequenos empresários potiguares terão uma nova alternativa na conquista por crédito.

O modelo já adotado em outros estados nordestinos está sendo apresentado as Câmara de Dirigentes Lojistas do RN. Em reunião realizada na Casa do Empresário na noite dessa terça-feira (31), a gerente da agência do Banco do Nordeste de Caicó, Dalvanise Medeiros, explicou a CDL caicoense as vantagens do cartão de crédito de capital de giro.“O convênio prevê a disponibilidade de um cartão de crédito com a bandeira Visa, com juros subsidiados, validade de cinco anos e sem anuidade.

Os valores do crédito vão até R$ 200 mil, podendo o empresário adquirir insumos, qualquer produto, com compras parceladas em até 36 meses”, explicou a gerente do BNB. O presidente da CDL de Caicó, Erick Gomes, convidou a representante do banco para apresentar os detalhes do projeto em uma Assembleia Geral com os associados, na próxima terça-feira (07), às 19 horas, no auditório da Casa do Empresário.

Prefeito Roberto Germano convoca aprovados em Concurso Público

MUNICIPIO 22255555O prefeito de Caicó, Roberto Germano, convocou, através de portaria publicada no Diário Oficial dos Municípios, mais quatro candidatos aprovados no concurso público realizado no dia 02 de fevereiro de 2012.
Secretaria de Saúde
Regina Fatima Nogueira de Carvalho – Enfermeiro
Eliana de Lacerda Brasileiro – Enfermeiro
Marcelo de Medeiros Lucena – Enfermeiro
Nancy dos Santos Lima – Técnico em Enfermagem
Os candidatos deverão comparecer à secretaria municipal de Administração, Departamento de Recursos Humanos (DRH), para receberem instruções sobre a documentação a apresentar à junta médica do município, bem como apresentar documentação exigida para o cargo constante no edital do concurso e demais procedimentos necessários para a posse, no prazo de 30 dias a contar da data da nomeação que foi 30 de março de 2015.

UFRN seleciona Professores Substitutos e Temporários para os campi Natal e Macaíba

Têm início no próximo dia 6 de abril de 2015, as inscrições do processo seletivo simplificado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), voltado ao provimento de quatro vagas e formação de cadastros de reserva para Professores Substitutos e Temporários. As oportunidades são para atender as Escolas Agrícola de Jundiaí e de Música, assim como aos Departamentos de Medicina Integrada e de Morfologia, nas disciplinas de Colheita Florestal (1), Doenças do Sistema Genitourinário (1), Doenças do Sistema Cardiovascular (1), Anatomia Humana (1) e de Piano e Correpetição.
Os profissionais vão atuar em jornadas de 20h e 40h semanais, com remunerações que podem variar de R$ 2.291,43 a R$ 5.516,41, de acordo com a titulação do profissional. Para concorrer é preciso realizar inscrição de 6 a 15 de abril de 2015 junto à secretaria da Unidade a qual a vaga é destinada, com apresentação dos documentos listados no certame e pagamento da taxa de R$ 13,00. Serão aplicadas prova didática eliminatória, bem como prova de títulos classificatória. A primeira terá duração de 50 minutos, seguida de arguição, enquanto a segunda pontuará títulos e produção intelectual.

Senadores ouvirão ministros sobre MPs das mudanças trabalhistas e previdenciárias

Os ministros Carlos Gabas e Manoel Dias já estiveram no Senado em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) discutindo as MPs do ajuste fiscal
Os ministros Carlos Gabas e Manoel Dias já estiveram no Senado em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) discutindo as MPs do ajuste fiscal
Os ministros de Trabalho, Manoel Dias, e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, virão ao Senado nesta terça-feira (7) para esclarecer aos senadores as mudanças em direitos trabalhistas e previdenciários, previstas nas Medidas Provisórias 664/2014 e 665/2014. Eles serão ouvidos em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a partir das 10h.
A iniciativa de trazer os ministros para tratar das mudanças foi do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). As duas MPs foram enviadas ao Congresso pelo Executivo no fim do ano passado como parte de um ajuste fiscal para impulsionar a economia do país. As medidas promovem restrições na concessão de benefícios sociais, como abono salarial, pensão por morte, seguro-desemprego, seguro-defeso, auxílio-doença e auxílio-reclusão e estão sendo analisadas por comissões mistas.

Segunda caixa-preta da Germanwings é achada; copiloto tinha pesquisado portas de cabine

Destroços continuam sendo recolhidos - French Interior Ministry/DICOM/Y. Malenfer/Handout / Reuters
Destroços continuam sendo recolhidos – French Interior Ministry/DICOM/Y. Malenfer/Handout / Reuters
As equipes de busca e resgate dos destroços do voo 9525, da Germanwings, encontraram nesta quinta-feira a segunda caixa-preta do Airbus A320, informou o promotor de Marselha, Brice Robin. Novas descobertas mostraram também que o copiloto Andreas Lubitz pesquisou métodos de suicídio e funcionamento de portas de cabine, e que sofreu recaída depressiva.
Com o encontro da caixa-preta afundada em uma ravina, os registros do voo serão analisados pelos investigadores e poderão ajudar a decifrar se ele efetivamente derrubou o avião. A caixa-preta que contém os parâmetros de voo pode mostrar, através do registro de controles acionados pelos pilotos e o desempenho da aeronave, se Lubitz acionou algum comando propositalmente para derrubar o avião.

Em cerimônia, Papa lava pés de detento brasileiro em Roma

Papa Francisco em cerimônia de lava-pés - L'Osservatore Romano /
Papa Francisco em cerimônia de lava-pés – L’Osservatore Romano /
Em um dos atos realizados em função da Páscoa, o Papa Francisco lavou os pés de seis detentos da prisão de Rebibbia, em Roma, entre eles estava um brasileiro. O ato começou ao meio dia com celebração de missa e discursos. Francisco é o terceiro líder da Igreja Católica que visita o local, o primeiro deles, João Paulo II, foi até o presídio em 1983, quando conversou com o atirador Ali Agca, autor de um atentado contra o antigo líder da Igreja.
— Agradeço a todos vocês por esta acolhida maravilhosa, muito obrigado — afirmou Francisco antes de entrar no prédio e relembrou a historicidade da data —Nesta quinta-feira, Jesus estava à mesa com os seus discípulos para celebrar a festa da Páscoa. Em seguida, o Papa proferiu, em capela, um “Pai Nosso” acompanhado de 150 detentas e 150 presidiários.
— O amor de Jesus por nós não conhece limites, seu amor por nós cresce e cresce. Ele não se cansa de amar alguém. Ele ama a todos nós, a ponto de dar a vida por nós, sim, dar a vida por nós. Ele deu a vida, para você, para você, para mim – disse apontando para os detentos.

Comissão da Reforma Política ouve Temer sobre sistema eleitoral e financiamento de campanha

MICHEL TEMMER 2
A comissão especial da Reforma Política (PECs 344/13, 352/13 e outras) reúne-se na terça-feira (7/04) para ouvir o vice presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer. Ele foi convidado para falar sobre sistemas eleitorais e financiamento de campanha.
O relator da comissão, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que solicitou a audiência, explica que o debate na comissão especial tem como um dos eixos principais o fortalecimento dos partidos políticos. “Não seria razoável deliberar sobre um novo regramento político-partidário sem ouvir dirigentes nacionais de partidos políticos representativos das legendas do Congresso Nacional.”

Reduzir a maioridade é ampliar a barbárie do sistema prisional, diz ministra

MINISTRA SALVATI 2
Aprovada com absoluta vantagem na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), da Câmara dos Deputados, nesta semana, a PEC 177/1993, que prevê a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, é vista como um retrocesso pela ministra Ideli Salvatti, titular da Secretaria de Direitos Humanos. Segundo ela, colocar adolescentes em prisões de adultos é o equivalente a aumentar a “barbárie” do sistema prisional brasileira.
Em entrevista ao iG, ela defende que haja um aprimoramento do sistema socioeducativo já existente e a garantia dos direitos para que os adolescentes que cometeram crimes tenham as punições adequadas previstas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A ministra diz ainda que a discussão está invertida, já que as estatísticas mostram que o adolescente negro e da periferia é a maior vítima da violência. Sobre o “clamor” da população pela aprovação da medida, Ideli afirma que a União precisa trabalhar em conjunto com Estados e municípios para diminuir a sensação de insegurança.

Na Missa do lava-pés, Bispo Dom Antônio afirma que Cristo criou um novo e eterno sacrifício

BISPO DE CAICÓ 2
O Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos, celebrou a Missa do Lava-pés, nesta quinta-feira, na Igreja Matriz de São José. Em sua homilia, o Bispo Dom Antônio lembrou que o primeiro dia do tríduo pascal convida o povo de Deus a fazer memória da Ceia do Senhor.
Dom Antônio destacou que toda entrega carrega sofrimento. “Muitas vezes para a gente se entregar a Deus, nós temos que lutar com nós mesmos. Jesus criou um novo e eterno sacrifício. Não precisamos mais de um animal, pois Cristo se entrega ao Pai e derrama seu sangue por nós. É Cristo que entrega sua vida nas mãos do Pai e em nossas mãos. Jesus é o Cordeiro imolado, mas ele também representa o altar. É em Cristo que nós fazemos a entrega”, afirmou o Bispo Dom Antônio Carlos.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Há dez anos, o adeus a João Paulo II, o Papa peregrino e pela paz

Saúde frágil após atentado, agravada pelo Parkinson, comoveu o mundo. ‘Eu busquei vocês. Agora vocês vêm a mim. Eu agradeço’, disse aos jovens antes de morrer, em abril de 2005
Encerrando 26 anos de pontificado, o terceiro mais longo da História, a lenta e comovente agonia do Papa João Paulo II chegou ao fim no dia 2 de abril de 2005. Eram 21h37m (16h37 em Brasília) quando o Papa, aos 84 anos, morreu em sua residência, no Vaticano. Em todo o mundo, durante dias católicos fizeram vigílias em igrejas lotadas e missas foram celebradas pelo pontífice. O Papa peregrino, que visitou quatro vezes o Brasil, dirigiu aos jovens as suas últimas palavras:

— Eu busquei vocês. Agora vocês vêm a mim. Eu agradeço.
Na Praça de São Pedro, 60 mil fiéis reagiram à morte do Papa com um longo aplauso, um sinal de respeito na Itália, seguido de silêncio e choro. Um dos líderes mais influentes do século XX por suas posições em relação ao Leste europeu, onde regimes comunistas estavam decadentes, o polonês João Paulo II foi, talvez, o Papa que mais viajou na história pontifícia. Ele esteve em 129 países, percorrendo cerca de 1,2 milhão de quilômetros. Nos seus funerais, Roma parou com a chegada de 4 milhões de visitantes, e as autoridades decidiram suspender o acesso à fila de um milhão de pessoas que enfrentaram 14 horas para ver o corpo do Papa. 

Por ser considerado um “Papa global”, a morte de João Paulo II foi também a maior notícia da História, ocupando mais espaço na mídia que o 11 de Setembro. Cerca de 75 mil reportagens foram escritas até 72 horas após a sua morte, quase três vezes mais do que as citações no mesmo período aos atentados às Torres Gêmeas, em Nova York.
Chamado também de Papa viajante, atleta da fé, estadista, o Papa carismático e comunicador foi incansável ao longo de quase três décadas na missão de levar ao mundo a sua mensagem de paz. Ele também se notabilizou pelo empenho na tentativa de conciliação entre religiões, mas foi duramente criticado por posições conservadoras em relação a “controles de natalidade artificiais”, após afirmar que as pílulas anticoncepcionais eram "forças destrutivas". Os números do seu pontificado foram superlativos. 

Os quilômetros percorridos em suas viagens apostólicas são equivalentes a três vezes a distância entre a Lua e a Terra (ou 29 voltas em torno do planeta). Ao redor do mundo, ele visitou 715 cidades, sendo que, no caso da Itália, realizou 146 viagens. João Paulo II também se encontrou com 738 chefes de Estado e recebeu em audiência 246 primeiros-ministros.

Debilitado pelo atentado sofrido em 1981, o Papa passou, no total, 162 dias em hospitais, tendo sido internado nove vezes por motivos diversos, incluindo cirurgias e quedas. Nos seus últimos anos, o mundo se comoveu com as imagens de um Papa com saúde frágil, agravada pelo mal de Parkinson. Eram imagens totalmente diferentes do cardeal polonês Karol Wojtyla, de porte atlético, que subiu ao Trono de Pedro, no dia 16 de outubro de 1978, aos 58 anos. Em toda a História da Igreja, João Paulo II também foi o Papa responsável pelo maior número de beatificações (1.338) e canonizações (482). 

Em 2011, ele mesmo foi beatificado pelo seu sucessor, o Papa Bento XVI, enquanto em 2014 o Papa Francisco fez a sua canonização.

No Brasil, João Paulo II esteve quatro vezes. A primeira viagem, em 1980, teve como pontos altos a beatificação do padre Anchieta, fundador de São Paulo, e a participação no X Congresso Eucarístico Nacional, em Fortaleza. Nos 12 dias da visita, o Papa esteve ainda em 13 capitais e em Aparecida (SP). Na ocasião, a música "À bênção, João de Deus", composta por Péricles de Barros, foi tocada em várias cerimônias. 

A canção ganhou uma versão de torcedores do Fluminense, transformada em hino dos tricolores nas arquibancadas do Maracanã. No Rio também ficou famosa a visita do Papa à favela do Vidigal, na Zona Sul. Num gesto inesperado, ele tirou do dedo um anel papal de ouro para que fosse vendido em benefício dos favelados, que chegaram a ser ameaçados de remoção. Momentos antes, o Papa falara do seu desejo de que a Igreja do Brasil fosse a “Igreja dos pobres”.

América atropela Globo fora de casa e garante vaga na 2ª fase da Copa do Brasil

Por Heilysmar Lima - Portal no Ar

O América precisava vencer por dois ou mais gols de vantagem na noite desta quarta-feira (1) e conseguiu com facilidade. Jogando no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, o Alvirrubro derrotou o Globo por 5 a 1 e conquistou a vaga na segunda fase da Copa do Brasil, sem a necessidade do jogo da volta. Os gols da classificação foram marcados por Cascata, Flávio Boaventura, Régis Potiguar, Max e Álvaro. Marcel descontou.
América goleia Globo por 5 a 1 e avança na Copa do Brasil (Foto: Wellington Rocha)
América goleia Globo por 5 a 1 e avança na Copa do Brasil (Foto: Wellington Rocha)
Com o avanço antecipado, o time natalense aguarda o classificado do confronto entre Coruripe-AL e Atlético-GO. No primeiro confronto, em Alagoas, as equipes ficaram no empate em 1 a 1. A partida decisiva será no próximo dia 15 em Goiânia.
Agora, as duas equipes voltam as atenções para a Copa Rio Grande do Norte, 2º turno do Estadual. No sábado (4), o América enfrenta o Palmeira no estádio Nazarenão, às 20h30. No mesmo dia, mas às 17h, o Globo recebe o Alecrim no estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Os confrontos serão válidos pela segunda rodada da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário