segunda-feira, 22 de julho de 2013

Papa no Brasil e em português: "Cristo bota fé nos jovens"

O Papa Francisco falou, em português, sobre a importância dos jovens para o mundo. 

E recebeu aplausos das autoridades reunidas no Palácio Guanabara, sede do governo estadual do Rio de Janeiro, quando disse: "Não tenho ouro e nem prata, mas o bem mais valiosos, Jesus no coração". Ele também enfatizou a importância dos jovens para o mundo e agradeceu a acolhida brasileira. E destacou: "Cristo bota fé nos jovens e os jovens também botam fé em Cristo". 

Antes, a seu lado, a presidente Dilma Rousseff disse que o povo brasileiro tem, na sua cultura, a crença e a busca em dias melhores. E disse que foi esse sentimento que "moveu milhares de jovens nas ruas do País" - referência aos recentes protestos.

A visita do Papa ao Rio de Janeiro comove os brasileiros que acompanham sua trajetória, nesta segunda-feira, dia 22 de julho, primeiro dia de uma semana de agenda intensa para a realização da Jornada Mundial da Juventude. 

Em seu discurso, no Palácio Guanabara, a presidente disse: "Temos muito em comum, a preocupação com a desigualdade social". 

Dilma disse que o combate à pobreza e à injustiça social "têm pressa" e destacou a importância de que Francisco seja latino-americano.

"O primeiro papa latino-americano. (...) Um homem que veio da nossa querida amiga Argentina", disse Dilma.

No seu discurso, Dilma destacou a série de medidas que o governo brasileiro tem feito para combater a pobreza e destacou o papel dos jovens - protagonistas dos protestos registrados em junho, com intensidade inédita, na história recente do país.

"A fé é uma parte indelével do espírito brasileiro. A crença de que amanhã pode ser melhor do povo brasileiro, uma das características do nosso país".

"Foi o sentimento que moveu milhares de jovens nas ruas do nosso país. Qualidade de vida desperta anseio por mais qualidade de vida. Nossas mudanças sempre vão exigir mais. A juventude brasileira tem sido protagonista nesse processo. Os jovens exigem respeito, ética. Desejam participar de soluções dos problemas que o afetam. Querem dar um basta de toda a forma de discriminação. A juventude brasieira está engajada por melhoras e esse é o momento da Jornada Mundial da Juventude", afirmou a presidente brasileira.

O Papa surpreendeu os brasileiros ao ler o seu discurso em português. 

Ele falou sobre o estilo dos brasileiros e mandou um abraço a todos - "da Amazônia à Pampa", o que levou os presentes a lhe darem uma nova salva de palmas.

Antes de seguir para o Guanabara, Francisco foi recebido por Dilma, no aeroporto, e depois percorrer ruas da cidade em um carro que foi rodeado por jovens com bandeiras de vários países - mas principalmente do Brasil e da Argentina.

A Jornada Mundial da Juventude irá até o dia 28 de julho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário