quinta-feira, 19 de junho de 2014

NÚCLEO ODM APRESENTOU PERFIL MUNICIPAL EM REUNIÃO

DSC01674
O núcleo municipal dos ODM’s coordenado pela conselheira tutelar Iara Lima, apresentpu na manhã desta quarta-feira, dia 11, o perfil do município de São José do Seridó segundo os relatórios dinâmicos, que na verdade são indicadores disponíveis no Portal ODM.
Foram convidados diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público. Entre eles, a primeira-dama Ilca Bezerra, o secretário municipal de trabalho, habitação e assistência social Franscico Touché, o secretário de educação e cultura José Roberto dos Santos, a presidente do conselho municipal de assistência social Maria José Freitas e o vereador Joseni Santos, o Solteiro.
Os indicadores foram apresentados de acordo com cada objetivo, que são 8:
1. Acabar com a fome e com a miséria
2. Educação de qualidade para todos
3. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
Segundo o portal ODM, mais da metade dos objetivos já foram alcançados, mas ainda falta muito para chegarmos até 2015 com todos os indicadores em 100%.
A reunião foi um grande debate, alguns números foram contestados pelos presentes e a equipe do núcleo ficou responsável para escrever para o portal, mostrando as diferenças.
Segundo Francisco Touché, a diminuição da pobreza no nosso município é devido ao crescimento da indústria têxtil, mas, deixou claro que outros problemas sociais têm surgido, devido a chegada de muitas pessoas de outros municípios com o intuito de fixarem renda e moradia no município.
“A gravidez na adolescência já foi uma realidade, mas a SEMTHAS observando este problema, procurou desenvolver ações preventivas e educativas. Hoje esse índice diminuiu bastante, e a nossa meta é zerá-lo”. Disse Touché.
Para José Roberto dos Santos, tudo o que está sendo feito na secretaria de educação é contribuição para o alcance dos objetivos. Porém, a família precisa envolver-se muito mais com a educação dos seus filhos, orientando e acompanhando o seu desenvolvimento escolar.
“A escola têm um papel social, que é ensinar, mas ela não pode ser hospital, porque a missão dela é educar cidadãos, e o papel da família é tão importante quanto o papel do professor e da equipe escolar.” Disse o secretário.
O vereador Joseni Santos acompanhou todo o debate e falou da importância de uma audiência pública para a divulgação dos objetivos alcançados, e mobilizar a população para trabalharmos em busca dos objetivos que estão precisando ser cumpridos.
Essa reunião foi a primeira atividade promovida pelo núcleo ODM, que já planeja outras atividades de mobilização popular.
Ao final da reunião a assistente social Rivana Marinho falou da nova empreitada em busca do selo UNICEF e da importância da participação e do envolvimento de todos em busca de melhorias e projetos que beneficiem as crianças e adolescentes do nosso município. Fonte: Site São José do Seridó - www.saojosedoserido.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário