terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escoteiros e INSPIRA lançam Base de Campo Escoteira da Região do Seridó



Na tarde do sábado (23) os Escoteiros do Rio Grande do Norte deram mais um importante passo para o trabalho com a juventude. A instituição firmou um termo de parceria com o Instituto para a Salvaguarda das Paisagens Inspiradoras e dos Refúgios Ambientais (INSPIRA), para fundação de mais um Centro Escoteiro da Juventude.

Trata-se da Base de Campo dos Escoteiros do Seridó, localizada na reserva Stoessel de Brito, espaço com cerca de 750 hectares na região entre os municípios de Jucurutu e Caicó. Destinado a preservação da fauna e da flora local, agora contará com o reforço do trabalho desenvolvido pelos escoteiros.


Na cerimônia que selou a parceria entre as duas instituições, o diretor presidente da região escoteira do RN, o professor da UFRN Ivan Alves Nascimento falou da grande oportunidade que os escoteiros estão recebendo. O de poder participar de forma mais direta da preservação desse santuário que agrega tantas riquezas naturais da região do seridó norte-rio-grandense. As crianças e jovens poderão realizar atividades educativas, além de ajudar na manutenção do o equilíbrio natural para que a fauna e a flora sejam preservadas, enfatizou.



O paleontólogo e ativista, o inglês David Maurice Hasset, um dos fundadores do INSPIRA, falou que a expectativa é muito grande na parceria com os Escoteiros do RN. Que ao longo dos meses, o grupo de ativistas têm se reunido com os escoteiros da região, e que a cada dia a confiança só tem aumentado no trabalho que poderão realizar juntos. “Os escoteiros além de atuarem na ocupação do espaço com atividades educativas, que não irão causar danos ao equilíbrio ecológico, poderão multiplicar junto aos seus familiares e comunidade a importância da preservação da reserva ambiental”.

Já o advogado e jornalista, Revil Alves, agradeceu a importante doação para formação do Centro Escoteiro da Juventude no Seridó. Uma das regiões em que o Movimento Escoteiro mais cresce e se fortalece. É uma aliança em que todos ganham, o INSPIRA terá um importante parceiro, pois as crianças e jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre as características naturais da região; mais conscientes eles poderão atuar na preservação do meio ambiente. Sensibilizando suas famílias e amigos sobre o papel que cada um tem na manutenção da vida animal e vegetal da reserva Stoessel de Brito, conclui.

O INSPIRA é uma instituição não governamental formada no RN há cinco anos, que agrega ativistas de várias áreas. No total são 23 membros voluntários, oriundos de várias instituições como o Idema, o Ibama, a UFRN, Semurb, Ministério Público, entre outros. Que trabalham em prol da preservação e fortalecimento da fauna e da flora do RN. A inspiração para criação do instituto veio do trabalho realizado pelo ativista inglês David Maurice Hasset com o Santuário Ecológico da praia de Pipa, reserva que abriga o projeto Tamar/tartarugas marinhas.


Esse é o terceiro centro escoteiro que os Escoteiros do RN tem a oportunidade de oferecer a juventude potiguar. O primeiro é o Centro Escoteiro da Juventude, no município de Maxaranguape. Que está sendo adquirido através de doações, saiba como participar do projeto. O segundo é o balneário do município de Cruzeta, também na região do Seridó. Que no mês de agosto foi cedidopela Prefeitura, através do prefeito Nena Dantas, para uso dos escoteiros e administração do 102/RN Grupo Escoteiro Manoel Dantas. E agora a parceria com o INSPIRA traz a Base de Campo Escoteira da Região do Seridó, que ficará a disposição de toda a região escoteira, mas com administração dos grupos 15/RN GE Valle Sobrinho de Caicó e do 109/RN GE Grancisco Lourenço Batista Neto, do município de Jucurutu.

Confira as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário