Até agora não existiam maneiras definitivas de salvar a vida de passageiros durante um desastre aéreo. Essa impossibilidade se transformou em obsessão de um grupo de investigadores da Moldávia, país da Europa Oriental.
Depois de inúmeras provas e pesquisas, o grupo liderado por Alexander Balan anunciou não apenas uma, mas duas novidades que podem salvar muitas vidas, em caso de desastres aéreos.
A primeira, chamada SIAAB1 2013, consiste de uma substância química que impede a explosão do querosene, em caso de choque do avião. A substância transforma o combustível em um tipo de areia, o que evita as mortes causadas por incêndio ou explosões.
A outra se chama SIAAB2, e parece ter saído direto de um filme de ficção científica: trata-se de uma cápsula que contém um líquido que se ativa sete segundos antes da colisão, preenchendo todo e qualquer espaço no interior da aeronave com espuma solidificada.
Isso impede qualquer movimento em torno dos passageiros, o que previne golpes fatais. Depois de 30 segundos, a substância volta ao estado líquido. As duas medidas já foram aprovadas e devem entrar em fase de testes na Califórnia até o final do ano. Comprovada a eficácia, poderiam ser implantadas como parte do sistema de segurança de voos comerciais no mundo inteiro.
http://noticias.seuhistory.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário