quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Globo promove mudanças importantes no seu jornalismo


O jornalista Luiz Fernando Ávila sai do "JN" e vai para o "JH"
O jornalista Luiz Fernando Ávila sai do “JN” e vai para o “JH”
O jornalismo da Globo, a exemplo de outros setores da emissora, está passando por um período de reavaliação, com efeito direto em cargos considerados muito importantes. Inicialmente, essa movimentação na CentralGlobo de Jornalismo (CGJ) vai atingir profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, ou mais diretamente Teresa Garcia, Monica Barbosa, Luiz Ávila, Fernando Castro e Márcio Sternick, que irão mudar de função e, em alguns casos, até de cidade.

Teresa Garcia, que atualmente é a editora-chefe do “Hoje”, a convite de Miguel Athayde – diretor regional de jornalismo do Rio de Janeiro, aceitou assumir a chefia de redação da Editoria Rio. Ficará no lugar hoje ocupado por Sternick, que passará a chefe de redação de Rede, função atualmente exercida por Monica Barbosa, que por sua vez irá para a mesma função no “Globo Repórter”. 

Vai dividir o comando da redação, no Rio, com Meg Cunha, agora na vaga de Marilei Zanini, que solicitou aposentadoria.
Ávila, que é conhecido e reconhecido na redação como “braço direito de William Bonner”, deixará o cargo de editor-chefe-adjunto do “Jornal Nacional” para assumir como editor-chefe do “Jornal Hoje”, em São Paulo.
Para o lugar de Ávila, irá o editor do “JN”, Fernando Castro.

Está quieto
Enquanto isso, a prometida renovação de valores no jornalismo da Record até agora não aconteceu.
Não existem garantias de que não irá acontecer, mas pelo menos nesses últimos dias ninguém mais tocou nela. Não deixa de ser alguma coisa.
Escalada
Thais Fersoza também foi confirmada no elenco de “Escrava Mãe”, novela que a Record irá produzir em parceria com a Casablanca, e fará uma das protagonistas.
A produção reúne ainda o ator português Pedro Carvalho, Fernando Pavão, Jussara Freire, Luiza Tomé, Bete Coelho, Cássio Scapin, Zezé Motta, Raphael Montagner, Nill Marcondes, Roger Gobeth e Paulo Nigro e suas gravações começam em maio.
Negociação
Além de estar em negociação avançada com Chris Flores, Edu Guedes e Celso Zucatelli, a Rede TV! deu mais um passo, segunda-feira, no sentido de que tem mesmo pressa em colocá-los no ar.
Anteontem, Ocimar de Castro, também outro ex-“Hoje em Dia”, participou de uma demorada reunião na emissora, e tudo indica que ele será o diretor desse novo programa.
Mantido
"Programa do Gugu" tem problemas para na edição de estreia
“Programa do Gugu” tem problemas na edição de estreia
É hoje a reestreia do Gugu na Record, com o seu programa a partir das 22h30 e apresentações às terças, quartas e quintas-feiras.
Mesmo com todo o pugilato do último domingo, Vildomar Batista está prestigiado no cargo. E, segundo a Record, está prestigiado mesmo, não é como treinador de futebol à beira da demissão.
Diante disso…
Podemos entender que a Record decidiu simplesmente abafar o caso. Vildomar será mantido na direção do programa, assim como o Homero Salles continuará na administração do negócio.
Noves fora…
Diante de tal quadro, devemos compreender que a Record resolveu correr o risco.
Ninguém torce para isso, mas com Vildomar e Homero no mesmo quadrado, a chance de dar errado e estourar outra encrenca é muito grande.
A direção da Record…
Ao que parece, já está tomando medidas a respeito. Já se fala que, por determinações superiores, Homero Salles não poderá mais interferir em nada no “Programa do Gugu”. Ele será transferido para uma outra função, provavelmente a produção do “Power Couple”.
Outra versão – 1
Ontem, em uma nota extraordinária, esta coluna falou de toda uma confusão envolvendo o fechamento de uma entrevista da Suzane Richthfen, “matéria de capa” do “Programa do Gugu” que estreia esta noite. Aqui foi dito que a direção da Record não teria aprovado a sua edição.

Outra versão – 2
É importante, até indispensável a colocação, da ciumeira despertada e da crise implantada no jornalismo da Record, a partir do momento que o programa conseguiu esta exclusiva da Suzane.
Era uma coisa que o jornalismo tentava há muito tempo e não teve sucesso. Contam-se até histórias do sumiço do material bruto numa madrugada.
De um lado…
Nesta terça-feira, a Bandeirantes reuniu anunciantes, representantes do mercado publicitário, simpatizantes e imprensa, para anunciar em um almoço, no Trivento, um espaço dos mais elegantes de São Paulo, as novidades da sua programação para 2015.
… Só que do outro
Na sua base principal, no Morumbi, a Bandeirantes está efetivando a dispensa de muitos daqueles que trabalharam no Carnaval.
Aliás, a maior parte, de uma forma bem desavisada, tomou conhecimento dessas demissões ainda durante os trabalhos do “Band Folia”.
Novela em cartaz – 1
O assunto Xuxa continua na ordem do dia e, no sábado inclusive, chegou a circular a informação que a apresentadora, finalmente, teria assinado contrato. A Record negou.
Existe também a expectativa de alguns de uma presença-surpresa dela, hoje, na volta do Gugu.
Novela em cartaz – 2
Mas, o que há de certo mesmo é uma viagem dela à Argentina, no início de março, para gravar a segunda etapa da campanha internacional da Cicatricure.
Um trabalho assinado pelo diretor americano David Cameron, que possui no currículo campanhas com Sarah Jéssica Parker, Courteney Cox, Halle Berry e Diane Lane, entre outras estrelas.
Fixado
Rodrigo Capela, humorista, agora é participante fixo programa da Sabrina Sato na Record.
Aliás, já nessa condição, ele viajou com a apresentadora para o Japão no último domingo.
Bate – Rebate
·       Nesta quinta-feira, nos Estúdios Quanta, em São Paulo, terão início as gravações de “Partiu Shopping”…
·       … É a sitcom do Tom Cavalcante, que tem a sua estreia programada para junho no canal Multishow.
·       A partir do dia 23, com a estreia de “Os dez Mandamentos”, as novelas da Record passam a ocupar a faixa das 20h30…
·       … E o “Jornal da Record” será apresentado das 21h30 às 22h30.
·       Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Viva voltará a exibir episódios de “As Cariocas”, série dirigida por Daniel Filho…
·       … Na segunda-feira, 2, às 23h30, vai ao ar o primeiro episódio, “A Noiva do Catete”, com Alinne Moraes.
·       Com o fim do reality “The Bachelor”, a Rede TV! estreia nesta sexta-feira, às 23h, a nova temporada do  policial “Operação de Risco”…
·         … O programa, agora comandado pelo núcleo de jornalismo, segue com apresentação de Jorge Lordello.
·         O autor Rui Vilhena colocou ponto final no texto da novela “Boogie Oogie”.
C’est fini
A equipe de diretores de “Favela Chic”, substituta de “Babilônia” na Globo, não está inteiramente fechada, mas alguns nomes já foram confirmados pela diretora de núcleo Amora Mautner, como são os casos de Paulo Silvestrini, Marcelo Travesso e Joana Jabace.
Protagonizada por Alexandre Nero e Giovanna Antonelli, a história entrará no ar entre fim de setembro e começo de outubro deste ano.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Por Flávio Ricco - do Rio de Janeiro
Colaboração José Carlos Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário