domingo, 14 de junho de 2015

Miss e Mister Caicó são aclamados em evento no Centro Administrativo


Com a presença da imprensa e vários setores da sociedade caicoense, na sexta-feira (12), às 20 horas, houve a solenidade de aclamação da Miss e Mister Caicó 2015, Larissa Lima e Phellipe Lima.

O prefeito de Caicó, Roberto Germano e a primeira-dama, Denise Fernandes prestigiaram o evento social e anunciaram apoio aos representantes de Caicó nos concursos Miss e Mister Seridó e Miss e Mister Rio Grande do Norte.

“Eu adorei o evento e estou muito feliz com isso. Sempre quis participar do concurso de Miss e tive essa oportunidade através de Jota Araújo e o prefeito e a primeira-dama apoiaram muito. Se Deus quiser, eu vou dar o meu melhor para representar a cidade de Caicó nos concursos Miss Seridó e Miss RN”, disse Larissa Lima.

Atualmente, a Miss Caicó estuda no IFRN e faz o curso de Eletrônica e está no quarto ano. “Estou batalhando para conciliar as coisas, pois quero participar do concurso de Miss e estudar também. Estou cuidando bem do corpo para que eu consiga uma colocação boa e quem sabe ganhar o título de Miss RN e poder representar o nosso Estado e a cidade de Caicó no Miss Brasil”, destacou Larissa Lima em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó).

O Prefeito Roberto Germano enfatizou a importância do evento social. “É importante essa solenidade de apresentação da Miss e Mister Caicó, pois resgata toda uma história de participação de Caicó nos concursos de Miss Seridó e Miss Rio Grande do Norte. Larissa e Phellipe têm todas as condições de representar bem o município de Caicó. A gente veio dar o apoio moral para os representantes de Caicó na disputa da beleza potiguar”, comentou Roberto Germano. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Diretor confirma a estreia do Jornal da Noite na Rádio Caicó AM com Paulo Júnior – a máquina da notícia

O radialista, produtor, repórter, redator, editor e blogueiro Paulo Júnior esteve reunido agora a pouco com o diretor da Rádio Caicó AM, Navde Rafael e o mesmo deu aval para Paulo Júnior produzir o Jornal da Noite, um jornal inédito no horário, no rádio potiguar.

O Jornal da Noite, neste primeiro momento será apresentado de segunda-feira a sexta, a partir das 21 horas e 50 minutos até às 22 horas e 30 minutos.  

Terá edição, redação e apresentação de Paulo Júnior e um outro nome da comunicação caicoense será convidado a fazer parte da bancada na apresentação do JN. As mixagens serão de Berg Santos.

Nesta semana, Paulo Júnior vai providenciar a produção de novas vinhetas e a estreia está prevista para o dia 22 de junho.

O Jornal da Noite contará com a participação também do departamento de jornalismo da Rádio Caicó AM, através de Sidney Silva, F. Silva e Gláucia e correspondentes no Seridó e em outras partes do Brasil e do Mundo, contando com a participação de três rádios internacionais: Rádio França Internacional, Rádio China e Rádio ONU.

Será um jornal com muito conteúdo local, regional e estadual e atualidades no Brasil e no Mundo, com muitas entrevistas inéditas e a notícia chegando em primeira mão. 

Em sua abertura, o Jornal da Noite destaca o seguinte conteúdo: Este é o Jornal da Noite – destacando os principais temas da atualidade no Brasil e no Mundo  - O jornal sem fronteiras do rádio brasileiro.

A notícia em tempo real com o maior conteúdo de informações do rádio potiguar - Aqui, o mundo é notícia.

Está no ar, o Jornal da Noite - antecipando as notícias que serão destaques no outro dia.


Saiba mais sobre Paulo Júnior: 

 O editor do Jornal Correio do Seridó, Paulo Júnior, recebeu em solenidade na Ilha de Sant’Ana, o título de Embaixador do 2.º Grupamento dos Bombeiros Mirins. Segundo o coordenador dos Bombeiros Mirins de Caicó, Eduardo Pereira, o título é um reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e também pela boa relação de prestígio junto a sociedade caicoense. 

Através do Jornal Correio do Seridó e também de programas radiofônicos e da Internet, Paulo Júnior sempre divulgou a instituição dos Bombeiros Mirins, além de outras entidades da cidade, buscando atender a todas as camadas da sociedade, independente de cor, raça, religião, etc. 

Paulo Júnior começou no rádio caicoense, onde estagiou na Rádio Rural AM de Caicó, em 1994. Atuou como redator das Rádios Seridó AM e Caicó AM, foi assessor de comunicação do ex-Bispo de Caicó, Dom Jaime Vieira Rocha e produtor do núcleo de produção da Rede Vida de Televisão na Diocese de Caicó, onde editava as matérias que eram exibidas no JC TV, jornal em horário nobre da Rede Vida. 

Também na Diocese de Caicó, foi redator e editor do Jornal A FOLHA. Atualmente, Paulo Júnior é diretor do Jornal Correio do Seridó e na área musical é baterista do Coral de Sant’Ana, da Banda católica Gênesis e do Ministério de Música Ruah (o sopro de Deus - Paróquia de São José), produtor e baterista da Banda Os Novos Incríveis e produtor executivo da Banda Bené, Teclados e Filhos. Também é redator, apresentador e editor do Programa Paulo Júnior – O Show da Semana, que é apresentado aos domingos, das 14h30 às 16 horas, na Rádio Caicó AM. 

No campo social, Paulo Júnior é membro do Rotary Club de Caicó Centenário, sendo sócio-honorário e atua como Diretor de Imagem Pública, tendo como classificação Meios de Comunicação. 

Na Internet, Paulo Júnior já conta com 22 blogues no Seridó, formando a maior rede de sites e blogues do Rio Grande do Norte, através do Sistema Correio do Seridó de Comunicação. 

Paulo Júnior também é o diretor executivo da TV Cidade Interativa, um projeto inédito em Caicó e que vai atuar em vários setores da cidade, com o Jornal da Cidade que será projetado em telas digitais. Este ano, a TV Cidade Interativa já produziu um documentário sobre o carnaval de Caicó.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Polícia Federal prende foragido da Penitenciária Mário Negócio quando saía de um velório em Natal

A Polícia Federal prendeu no final da manhã desta quinta-feira (11), na Zona Norte da capital, Ítalo Barros da Trindade, 30 anos, vulgo “Cabaré”, condenado por tráfico de drogas e foragido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, de Mossoró/RN.

Ele tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções daquela cidade e foi flagrado desta vez, na saída de um velório, usando documentos falsos

O foragido vinha sendo investigado como suspeito de participar desde dezembro de 2014, de vários assaltos contra agências dos Correios de cidades do interior do estado, dentre elas, João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Taipu e Japi.

Hoje, por volta das 11h, uma equipe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao tráfico de Armas-DELEPAT, da PF, diligenciava em um conjunto residencial em busca do paradeiro do fugitivo quando recebeu a informação de que ele estaria no velório de um detento, seu comparsa, assassinado no dia de ontem, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Ao chegarem nas proximidades do local indicado, na Av. João Medeiros Filho, o procurado foi visto no momento em que deixava a funenária e adentrava em um ônibus.

Segundo o Blog O Câmera, o homem recebeu voz de prisão e não reagiu.Ele foi levado para autuação na sede da PF, onde permanecerá sob custódia, aguardando o pronunciamento da Justiça.

Nos últimos 20 dias, este já é o 3º assaltante de agências dos Correios foragido da Justiça preso pela PF no Rio grande do Norte.Comunicação Social da Federal no Rio Grande do Norte Telefone: (84) 3204.5588

Igreja Católica divulga nota contra uso de imagens religiosas na Parada LGBT


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira (11) uma nota em que se posiciona contra o uso de símbolos religiosos durante a Parada do Orgulho LGBT, realizada no último domingo (7). 

Na nota, que leva a assinatura de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, a CNBB afirma que o Parada Gay mostrou "manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo maior da fé cristã." O estopim para os protestos religiosos – não apenas de católicos mas também de evangélicos – foi a aparição da transexual Viviany Beleboni. 


Usando apenas uma coroa de espinhos e pano na altura dos quadris, ela apareceu como se estivesse ensanguentada e presa a uma cruz sob uma placa com os dizeres "Basta homofobia GLBT". 

Segundo o iG, além de Viviane, outros manifestantes usaram símbolos religiosos durante a Parada, como crucifixos e faixas com dizeres considerados ofensivos pelos religiosos. 

No texto, que elenca oito postos, os bispos citam o Código Penal para afirmar que é crime o desrespeito a símbolos, orações, pessoas e liturgias das religiões e apelam aos "responsáveis pelo Poder Público, guardiães da Constituição e responsáveis pela ordem social e pelo estado democrático de direito, que defendam o direito agredido." Os religiosos criticam, ainda, o fato de o evento, ter sido autorizado e patrocinado pelo poder público.

Popular sofre tentativa de homicídio em Mossoró

Humberto Costa de 38 anos de idade, foi encontrado por populares com ferimentos nas pernas, no Loteamento Ouro Negro, as margens da BR 110, saída para Upanema, no início da noite de hoje, 11 de junho de 2015. 

Humberto disse para os policiais que atenderam a ocorrência, que foi retirado de casa por dois indivíduos, que o espancaram e efetuaram disparos de pistola nas suas duas pernas. 

Segundo o Blog O Câmera, Humberto da Costa foi encontrado por populares que acionaram a Central de Operações da Policia Militar e a equipe do Samu. Ele não adiantou muitos detalhes sobre os acusados e a motivação. 

Ele recebeu atendimento no local e foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia pela equipe de uma Unidade com Suporte Avançado "Alfa" do Samu e aparentemente não corre riscos de morrer.


UFRN realiza dois Concursos Públicos com 46 vagas para o Magistério Superior

Para o provimento de 46 vagas docentes, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza dois Concursos Públicos. As oportunidades estão distribuídas entre as unidades de Natal, Currais Novos, Caicó, Macaíba e Santa Cruz.
No certame regido pelo edital nº 02/2015 serão preenchidas 13 oportunidades nas áreas de Língua Portuguesa (1), Educação Especial e Inclusiva (1), Fundamentos Políticos e Filosóficos da Educação (1), Administração Geral (1), Teoria e Metodologia da História (1), Estatística aplicada às Ciências Agrárias (1), Desenvolvimento de Sistemas (1), Expressão Gráfica e Projeto Assistido por Computador (1), Química (2), Fisioterapia Geral/ Saúde Coletiva (2) e Epidemiologia e Bioestatística (1).
O concurso 03/2015 por sua vez, visa à nomeação de 33 docentes em Teoria Macroeconômica (1), Economia Aplicada/ Políticas Públicas (1), Cálculo Numérico (1), Educação Matemática (1), Geometria e Topologia (1), Oceanografia Física (1), Engenharia de Operações e Processo da Produção - Gestão de Sistemas de Produção e Operações/ Manutenção (1), Máquinas Térmicas (1), Sistemas de Energia Elétrica (1), Fundamentos em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia (1), Bioquímica Clínica (1), Práticas Corporais, Natureza e Sociedade (1), Alimentos (1), Pediatria Básica/ Urgência e Emergência Pediátrica (1), Neurologia Infantil (1), Ginecologia e Obstetrícia (2), Doenças do Sistema Cardiovascular (1), Análise e Controle de Medicamentos (1), Sistemáticas de Fanerógamas (1), Cognição e Memória (1), Língua e Literaturas de Língua Inglesa (2), EaD/ Ensino de História (1), Ciência Política (1), Tridimensional (1), Arte Educação (1), Teoria do Design (1), Programação Visual (1), Dramaturgia, Estética e História do Teatro (1), Atuação (1), Preparação Corporal para Teatro (1) e Fundamentos da Psicologia Educacional (1).
Considerando às denominações de Professores Auxiliar, Assistente e Adjunto, os salários variam entre R$ 2.018,77 e R$ 9.012,50, conforme as jornadas de 20 horas semanais ou de Dedicação Exclusiva, já com o acréscimo de Auxílio Alimentação.
Podem participar, candidatos com graduação, especialização, mestrado ou doutorado obtidos na área da vaga pretendida, conforme os requisitos exigidos na função pleiteada.
O prazo de inscrição de ambos os certames segue de 15 de junho de 2015 a 14 de julho de 2015, pelo site www.sigrh.ufrn.br, mediante o preenchimento do formulário disponível na página e recolhimento das taxas de R$ 50,00, R$ 60,00 ou R$ 220,00, por GRU.
Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita, Didática e de Títulos, além de Defesa de Memorial e Projeto de Atuação Profissional, cuja validade do resultado final será de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

UFRN seleciona e forma cadastro reserva de Professores com vagas para Caicó

Com o objetivo de contratar Professores Substitutos e Temporários, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza Processo Seletivo.
São 37 vagas distribuídas entre as disciplinas de Gestão Pública, Social e Empresarial (1), Fundamentos para o Ensino da Dança (1), Turismo: Organização Dinâmica (1), Gestão de Empreendimentos Turísticos (1), Imagenologia (1), Fisiologia Humana (2), Imunologia (1), Neurologia Infantil (1), Ginecologia (1), Língua Brasileira de Sinais (2), Educação e Linguagem (1), Ciências da Computação/ Algoritmo e Linguagem de Programação (1), Materiais e Processos Construtivos (1), Construção Civil II/ Legislação na Construção Civil (1), Alimentos (2), Gestão em Alimentação Coletiva (1), Probabilidade e Estatística (1), Nutrição e Dietética (1), Linguagem (1), Audiologia (1), Ensino de Geografia (1), Sistemas de Informação (1), Linguística (1), Informática (1), Economia Aplicada - Políticas Públicas (1), Ciência e Tecnologia dos Materiais (1), Química (1), Turismo: Organização Dinâmica (1), Gestão de Empreendimentos Turísticos (1), Língua Portuguesa (1), LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (1), Psicologia Social e Psicologia Geral (2), Psicanálise/ Psicologia Geral (1).
Ou então, para formação de cadastro reserva, as disciplinas são: Administração da Produção; Administração Financeira; Contabilidade Governamental; Arquitetura de Computadores; Estatística; Ciências Atuariais/ Estatística; Projeto Produto; Programação Visual - Webdesign; Sistema de Comunicação, Planejamento e Pesquisa em Jornalismo; Redação Publicitária, Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda, Fotografia Publicitária; Fisioterapia Neurológica; Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica; Fisioterapia Reumatológica; Otorrinolaringologia; Oftalmologia; Neurologia Infantil; Tecnologia, Análise Sensorial, Química e Bioquímica de Alimentos; Projeto de Processos em Engenharia Química; Operações Unitárias; Organização e Política da Educação; Fundamentos Sócio-históricos, Filosóficos e Antropológicos da Educação; Psicologia Educacional; Educação Especial; Didática e educação do jovem e do adulto; Didática e ensino de francês; Desenho Arquitetônico; Planejamento Urbano; Geologia; Obras de Terra/ Mecânica dos Solos; Gestão de Resíduos Sólidos/ Saneamento Ambiental; Instalações Prediais; Meteorologia/ Climatologia; Química Ambiental/ Fenômenos de Transporte; Gestão e Produção Têxtil; Confecção e Moda; Engenharia Clínica; Inglês Instrumental; Atenção Integral à Saúde na Alta Complexidade; Morfologia e Fisiologia Humana; Atenção Fisioterapêutica em Cardiologia, Pneumologia e Angiologia; Atenção Fisioterapêutica em Aparelho Locomotor; Atenção Fisioterapêutica em Saúde Coletiva/ Fisioterapia Geral; Audiologia; Disfagia e Voz; Audiologia Educacional; Motricidade Orofacial; Obstetrícia; Geografia Humana; Geografia Física; História do Brasil; Metodologia da Pesquisa Histórica; Teoria e Metodologia da História; Matemática; Introdução à Economia; Economia Política (História Econômica); Modelagem Integrada; Mecânica dos Sólidos; Probabilidade e Estatística; Eletricidade Aplicada; Física; Metodologia de Ciências e Tecnologia; Mecânica dos Fluidos; Expressão Gráfica; Literaturas de Língua Portuguesa; Organização e tratamento da informação; Sociologia Jurídica; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Processo Civil II e Filosofia do Direito; Literatura Portuguesa; Patologia e Histologia; Dentística; Clínica Infantil (Odontopediatria); Cariologia; Odontologia Preventiva; Hidrologia e Climatologia.
Essas vagas estão alocadas nos campi de Natal, Caicó, Santa Cruz, Macaíba e Currais Novos, e possuem exigências específicas como especializações, por exemplo.
Os salários variam conforme as jornadas de 20h ou 40h semanais, e também conforme os títulos dos candidatos, e podem chegar até R$ 5.516,41.
Para participar, faça a sua inscrição entre os dias 11 e 22 de junho de 2015, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Lotação correspondente. A taxa de R$ 13,00 deve ser paga via transferência bancária.
Prepare-se! Este certame é composto por dois tipos de avaliação, que são prova didática e de títulos, de caráter eliminatório e classificatório, respectivamente.

Câmara aprova mandatos de 5 anos e rejeita voto facultativo e eleições coincidentes

O plenário da Câmara aprovou, na noite desta quarta-feira (10), emenda aglutinativa apresentada pelo deputado Manoel Junior (PMDB-PB) que prevê mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos de presidente da República, senadores, governadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Foram 348 votos a favor da emenda, 110 contra e 3 abstenções. Na mesma sessão, o plenário rejeitou o voto facultativo e a coincidência para eleições de todos os cargos.

Mandato de cinco anos

O dispositivo cria uma regra de transição ao estabelecer que, nas eleições de 2018, os mandatos de deputados, de governadores e de presidente da República serão de quatro anos. E, com isso, nas eleições de 2022 os eleitos terão mandato de cinco anos. Em relação aos senadores, pela emenda, os candidatos eleitos em 2018 terão nove anos de mandato para que, em 2027, as eleições possam coincidir em um mesmo ano. A emenda não trata da transição para os cargos de prefeitos e vereadores, que serão eleitos no ano que vem. 

Atualmente, todos os mandatos eletivos, exceto os de senadores (oito anos), são de quatro anos. Para que os mandatos sejam fixados em cinco anos, a proposta precisará ser aprovada em segundo turno pela Câmara e depois em dois turnos pelo Senado para que então possa ser promulgada e passar a fazer parte da Constituição. 

Voto obrigatório

A Câmara dos Deputados rejeitou artigo da proposta de reforma política que pretendia acabar com o voto obrigatório, instituindo no Brasil o voto facultativo. Foram 311 votos pela manutenção do voto obrigatório contra 134 que defendiam a instituição do voto facultativo. Com a rejeição da proposta, fica mantido no texto constitucional o alistamento eleitoral e o voto obrigatório para os maiores de 18 anos.

Pelo textual da Constituição, o alistamento eleitoral para os analfabetos, os maiores de 70 anos e jovens entre 16 anos e 18 anos, o voto continua sendo facultativo. 

Coincidência para eleições

A Câmara também rejeitou, por 225 votos a 220, um dispositivo da reforma política que tratava da coincidência das eleições para todos os cargos eletivos. 

Com a rejeição da coincidência de mandatos fica valendo a regra atual, que estabelece a eleição de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ocorra no mesmo ano. Prefeito e vereador, a eleição será realizada dois anos depois.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

MPEduc: audiência pública discutirá problemas da educação em Currais Novos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e o Ministério Público do Estado (MP/RN) promoverão, no próximo dia 22, uma audiência pública para debater os problemas da educação no Município de Currais Novos. 

A audiência será a quinta do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte e está marcada para as 14h, no auditório do IFRN.

O evento servirá para apresentar à sociedade o projeto MPEduc e ouvir educadores e cidadãos em geral, a respeito da qualidade da educação pública oferecida em Currais Novos. A audiência será comandada pelo procurador da República Bruno Lamenha e pelas promotoras de Justiça Mariana Barbalho e Iveluska Lemos.

Cunha negocia com PMDB apoio à redução da maioridade só para crimes hediondos

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), articula um apoio à proposta do PSDB de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos apenas em caso de crimes hediondos e de lesão corporal grave e roubo qualificado.
A proposta é um recuo na defesa inicial do peemedebista do projeto que reduz a idade penal para todos os crimes. Questionado sobre o projeto do PSDB, Cunha confirmou que, "se for por acordo, é uma boa proposta". "Posso ser favorável", declarou. Nos últimos dias, integrantes do governo sinalizaram apoio ao projeto do PSDB, de reduzir a idade apenas para crimes hediondos. O Palácio do Planalto é contra a proposta de emenda à constituição (PEC) que reduz de forma linear a idade penal.

Senadora Ângela Portela afirma que é preciso valorizar professores

A senadora Ângela Portela (PT-RR) afirmou que concorda com o ministro da Educação, Renato Janine, que disse ser preciso valorizar os professores e todos os trabalhadores da educação e tornar atrativa a carreira do magistério, já que os baixos salários impedem que os jovens queiram ser professores.  O ministro se pronunciou em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (9).

Segundo o ministro, o país precisa investir na valorização salarial, em melhores condições de trabalho e na formação dos professores, com prioridade para a educação básica. A senadora também concordou com essa afirmação, observando que é na educação básica que estão os salários mais baixos e as condições de trabalho mais precárias.
Ângela Portela explicou que Janine reconheceu a necessidade de correção de rumos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que garante financiamento para  quem não pode pagar o ensino superior, e acrescentou que nenhum programa importante do Ministério da Educação (MEC) será suspenso.
- Especificamente sobre o contingenciamento de R$ 9 bilhões no orçamento do MEC, o ministro assegurou que não haverá cortes em programas importantes, mas apenas reescalonamentos. Programas como o Ciência sem Fronteiras,  o Fies e o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) sofrerão reprogramações, mas manterão tanto seus objetivos quanto sua estrutura - disse Ângela Portela.

Deputado Álvaro Dias atende pleito de Odair Diniz e Curso de Cabos e Sargentos da PM será feito no 6.º BPM

O Vereador Odair Diniz (PSDC) foi procurado por alguns militares do 6.º BPM que foram contemplados para fazerem o Curso de Formação de Cabos e Sargentos. Segundo Odair, alguns cursos já foram feitos e eles precisam se deslocar até Natal.

Odair encaminhou um requerimento para o deputado estadual Álvaro Dias e o mesmo conseguiu através do seu mandato na Assembleia Legislativa que o curso seja feito em Caicó, o que beneficiará vários policiais militares, pois os mesmos se deslocavam até Natal para participar do referido curso. 

Em conversa com o Coronel Ângelo, o deputado estadual Álvaro Dias conseguiu que o curso seja feito na sede do 6.º BPM. O comandante já está montando uma equipe de oficiais para dar instrução na formação dos cursos. “Foi uma luta nossa na Câmara Municipal, pedimos o empenho do deputado Álvaro Dias e o Comandante Geral da Polícia do Rio Grande do Norte atendeu o nosso pleito. É uma indicação justa para a população de Caicó, para os policiais e para dar mais segurança a sociedade”, afirmou Odair Diniz.

Por Paulo Júnior - Jornal Correio do Seridó 

Vereador e mulher ficam feridos após capotamento de carro em rodovia da Paraíba

Reprodução/Instagram/Moficorreio
Mulher ficou ferida no acidente
Um vereador da cidade de Pilar, na Zona da Mata paraibana, a 64 km de João Pessoa, e uma mulher ficaram feridos após o veículo em que estavam ter capotado em uma rodovia que liga as cidades de Pilar e Itabaiana. O vereador ficou levemente ferido, mas a mulher teve um corte na cabeça e foi socorrida para o Hospital de Trauma em João Pessoa.
De acordo com informações do 8º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região, o vereador teria perdido o controle do veículo, vindo a capotar.
Com o impacto, ele teria sofrido apenas escoriações, mas uma mulher, que vinha no banco do carona, teve ferimentos na cabeça e foi socorrida pelo Samu.
O Portal Correio informou que ainda seguindo a PM, o vereador foi encaminhado para uma delegacia da região, prestou depoimento e foi liberado. Segundo a assessoria de comunicação do Trauma em João Pessoa, para onde a vítima mais grave foi encaminhada, a mulher teve cortes na cabeça e passou por exames e aguarda os resultados.

Vereador Odair Diniz pede a descentralização da regulação do SAMU

Em indicação na Câmara Municipal de Caicó, o Vereador Odair Diniz (PSDC) pediu a Secretaria Estadual de Saúde que faça a descentralização da regulação do SAMU. 

De acordo com Odair Diniz, todas as regiões do Estado para poder acionar esse serviço de grande relevância para a população se comunica com a capital. 

“Isso atrasa muito a resposta desse atendimento. Não estamos criticando os funcionários do SAMU, mas o modo como vem funcionando. É preciso criar centrais de regulação nas quatro regiões do Rio Grande do Norte: Seridó, Oeste, Agreste, Mato Grande. Essa descentralização é de suma importância para que o tempo resposta seja mais efetivo no atendimento das urgências e emergências para com o atendimento da população”, disse Odair Diniz.

terça-feira, 9 de junho de 2015

PM morre após ser baleado por bandidos na Grande JP; soldado também foi atingido

magem compartilhada por WhatsApp
Sargento morreu após dar entrada na UPA de Tibiri
O sargento Da Silva, do 7º Batalhão da Polícia Militar de Santa Rita, na Grande João Pessoa, morreu após sofrer disparo de arma de fogo durante averiguação na Rua dos Padres, no bairro Tibiri II, na noite desta terça-feira (9). Um soldado também foi baleado. Este é o segundo caso de morte de policial em menos de uma semana na Paraíba.

A PM informou que uma dupla teria cometido o atentado contra os policiais. Os bandidos fugiram em seguida e permaneciam foragidos até o fim da noite desta terça. As motivações para o crime eram desconhecidas.

O tiro atingiu a cabeça do policial e o mesmo não resistiu ao ferimento após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Tibiri. O soldado que acompanhava o sargento foi atingido na região dos glúteos. Ele foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. A instituição ainda não havia divulgado o estado de saúde dele.

O tenente coronel Júlio César, comandante do 7º BPM, falou com a redação do Portal Correio durante diligências para localizar os suspeitos. Ele informou que os oficiais da cidade estavam mobilizados para que os bandidos fossem identificados e capturados.

IFPB abre inscrição para seleção de professores do Pronatec

Divulgação
Campus do IFPB em João Pessoa
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está inscrevendo para a seleção de professores no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas por profissionais de fora do IFPB desde que atendam às especificações dos perfis para atuarem em cursos de Formação Inicial e Continuada.
A remuneração para professores é de R$ 50 hora-aula, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A seleção é por análise curricular, podendo o candidato ser submetido à prova de desempenho didático, se não comprovar o mínimo de experiência docente ou não for licenciado.
Nessa terça (9), foi publicado um novo edital de seleção para professores. Dessa vez, é na unidade de São João do Tigre. A inscrição vai de 10 a 16 de junho no Campus Monteiro. 

São 12 disciplinas para o curso de Mestre de Obras. A maioria das disciplinas é para formados em Engenharia Civil e Construção de Edifícios, tendo vagas ainda em Administração e Engenharia Elétrica. Acesse aqui o Edital 83/2015.

O edital 81/2015 é para o campus Sousa. A inscrição vai até essa sexta (12). São três disciplinas, para o curso de Serigrafia. Entre as formações exigidas está o curso técnico na área ou o superior em Artes Plásticas. Confira aqui o edital.

Vereador Batata solicita ao deputado Felipe Maia articulação para medidas ao homem do campo

O vereador Robson Araújo – Batata (PMDB) apresentou na sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Caicó, um oficio que será encaminhado ao coordenador da bancada federal potiguar, deputado federal Felipe Maia, que possa reuni-la para cobrar do governo federal medidas para socorrer o homem do campo.

No ofício encaminhado pelo vereador, ele solicita ao parlamentar que atue para a prorrogação dos financiamentos bancários, tendo em vista que os agropecuaristas não têm como pagar devido a seca que afeta a produção.

Batata ainda solicita ao deputado que venha visitar a cidade de Caicó para ouvir de perto os agricultores.

Vereador Alisson apresenta Projeto de Lei que institui núcleo de atualização da saúde em Caicó

Na Câmara Municipal de Caicó, o vereador Alisson Jackson (PROS) apresentou o Projeto de Lei Nº 053/2015 que institui a criação do Núcleo de atualização da saúde em Caicó.

Pelo projeto apresentado pelo vereador deverá ser criado no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, um núcleo de educação permanente para atualização em técnicas e serviços de saúde prestados a população, que deverá contar com a participação ativa dos profissionais de saúde já efetivos.

Em sua justificativa, o vereador afirma que “o presente projeto surgiu da angústia de alguns profissionais de saúde e estudantes da área em não haver qualquer tipo de sistema de atualização profissional ou educação permanente para os profissionais de saúde”.


Prefeitura de Ipueira abre Concurso Público com 62 vagas

A Prefeitura de Ipueira estará realizando Concurso Público com a oferta de 62 vagas no quadro permanente. O presente concurso terá como prazo de validade 02 (dois) anos, prorrogáveis por igual período, contados a partir da data de publicação da portaria de homologação do resultado final do certame. As inscrições serão feitas via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br das 8h do dia 09 de junho de 2015 às 23h59min do dia 05 de julho de 2015.

Após o preenchimento do formulário de inscrição via Internet, o candidato deverá imprimir o boleto bancário no valor da inscrição, podendo pagar na nos Caixas Eletrônicos da Caixa Econômica Federal – CEF, Casas Lotéricas e Caixas Aqui. As inscrições custam 40,00 (Nivel Fundamental, 35,00 (Nivel Fundamental Incompleto), 45,00 (Nivel Médio) e 80,00 (Nível Superior).

O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público nos endereços eletrônicos www.funvapi.com.br e www.ipueira.rn.gov.br na Sede da Fundação Vale do Piauí e da Prefeitura Municipal de Ipueira, localizada à Avenida Fundador Francisco Quinino, nº 148, Centro, Ipueira – RN. As provas serão realizadas no dia 23 de agosto deste ano. Veja o edital AQUI

Roberto Germano consegue liberação de recursos de obras em andamento no município de Caicó

O Prefeito Roberto Germano começa a colher os bons frutos dos encontros que teve com ministros e parlamentares durante a XVIII Marcha dos Prefeitos, que aconteceu no último mês, na capital federal do Brasil. 

Durante a viagem a Brasília, Roberto Germano solicitou agilidade na liberação dos recursos de diversas obras que estão em andamento no município de Caicó e que já estão com medições feitas, sendo que algumas dessas obras paralisadas pela falta do repasse do governo federal. 

Esta semana, a Prefeitura de Caicó começou a receber os repasses que estavam atrasados e imediatamente fará o repasse para as empresas que estão executando as obras. 

Os recursos que estão chegando beneficiarão a continuidade das obras da Unidade Básica do Centro, além da retomada das Unidades de Saúde da Boa Passagem, Nova Descoberta, João XXIII e Paulo VI. 

A Unidade Básica do Bairro Frei Damião já está concluída e deverá ser entregue em breve, faltando apenas pequenos detalhes que foram solicitados pelos fiscais da Prefeitura de Caicó durante vistoria final.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Autorizada a funcionar, nova rádio FM de Caicó começa a funcionar em 40 dias

Sidney Silva destacou em seu blog que a cidade de Caicó, vai ganhar no próximo mês de julho, mais uma emissora de Rádio. A FM Comunitária 87,9, que será chamada Rádio Povo.
Localizada no Bairro Barra Nova, bem em frente a Praça da Igreja de Santa Cruz, a emissora já foi autorizada pelo Ministério das Comunicações para funcionar.
De acordo com o empresário, Juscelino Kubitschek, que divulgou a notícia na noite desta segunda-feira (08), nas redes sociais, os equipamentos já começarão a ser instalados na próxima semana.

CRN abre concurso com vagas em JP e remuneração de até R$ 2,7 mil; veja edital

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) abre nesta terça-feira (9), às 10h, inscrições para o concurso com vagas para João Pessoa. As remunerações variam de R$ 919,52 a R$ 2.690,19. Veja aqui o edital.

De acordo com o Instituto Quadrix, que organiza o certame, há uma vaga para Auxiliar Administrativo e 50 para cadastro reserva no cargo de Nutricionista Fiscal. Há mais oportunidades para outras cidades do país.

As inscrições custam entre R$ 35 e R$ 60 e podem ser feitas no site da organizadora até o dia 13 de julho.

Ministério Público da Paraíba abre procedimento para apurar prisão de três pessoas, apreensão de adolescentes e morte de dois homens

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) - através do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) - instaurou, nesta segunda-feira (8), procedimento preparatório para apurar, junto com as Promotorias de Justiça Criminais e de Defesa da Criança e do Adolescente de Patos, as circunstâncias que levaram à prisão de três pessoas, à apreensão de dois adolescentes e à morte de dois homens, após o assassinato de um policial em Patos, a 320 km de João Pessoa.

Segundo o Portal Correio, os sete são suspeitos de participar do latrocínio (roubo seguido de morte), que vitimou o policial militar Ubirajara Moreira Dias, na madrugada do sábado (6), em um posto de combustíveis da cidade.

Os promotores de Justiça vão requerer os relatórios das ocorrências policiais sobre o latrocínio que vitimou o PM, sobre a prisão dos suspeitos e a morte dos dois envolvidos no crime, além de cópias dos autos de prisão em flagrante para apurar o que aconteceu e identificar os policiais envolvidos nos fatos.

O Ministério Público estadual tem 90 dias para concluir as diligências.

Receita abre nesta segunda-feira consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal já abriu a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2015. Serão contemplados 1.495.850 contribuintes, que receberão um total de mais de R$ 2,3 bilhões. O lote também inclui restituições dos exercícios de 2008 a 2014. O início da consulta estava previsto para às 9h, mas quem acessou o site da Receita às 7h50m já encontrou o link disponível.
O dinheiro será depositado nas contas dos contribuintes no dia 15 de junho, sendo 1.406.137 idosos e 99.791 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone (número 146). Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e corrigir eventuais problemas. No total, serão sete etapas de devolução, sempre no dia 15 de cada mês, entre junho e dezembro.
Fora o primeiro lote, destinado a idosos e portadores de deficiência ou pessoas com doenças graves, nos demais o que influencia é a data em que o contribuinte enviou a declaração. Quanto mais cedo o formulário foi enviado, maior a chance de a declaração entrar nos lotes iniciais.
Neste ano, foi obrigado a declarar quem recebeu, em 2014, pelo menos R$ 26.816,55, teve rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil ou tinha o equivalente a R$ 300 mil em bens no fim do ano passado, entre . O prazo para entregar o formulário terminou no dia 30 de abril.

Após fuga de quatro presos, juiz interdita presídio na zona Norte de Natal

POLÍCIA
Após o registro de mais uma fuga no Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, também chamado de Cadeia Pública de Natal, o juiz Henrique Baltazar, da vara de Execuções Penais, decidiu interditar a unidade. A partir desta segunda-feira (8), a cadeia não pode receber novos presos.
De acordo com o juiz, a medida é por questão de segurança e superlotação do presídio. Na madrugada do último sábado (6), quatro presos conseguiram escapar depois que abriram um túnel a partir da quadra. Os foragidos são: Geilson Avelino, Dhiago Teixeira de Moraes, Humberto dos Santos Félix de Lima e Welington Alcides de Oliveira.
Segundo o Portal BO, além da interdição parcial, o juiz Henrique Baltazar estabeleceu uma multa de R$ 1 mil ao coordenador da Administração Penitenciária do RN e ao diretor da própria Cadeia Pública de Natal por cada preso que ingressar na unidade sem autorização judicial.
No mês passado, a Justiça já havia interditado outras unidades, como a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do Estado.

Audiência Pública vai discutir a Tecnologia de Ionização Atmosférica em Caicó

A Câmara Municipal de Caicó, através do mandato do vereador Leleu Fontes, em parceria com o Curso de Geografia de Caicó (UFRN/CERES) e Síldilon Maia Advocacia, irá realizar a audiência pública com o tema “Tecnologia de Ionização Atmosférica”.
O evento será realizado no auditório do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN, campus de Caicó, no dia 11 de junho de 2015, às 19 horas. Na oportunidade, será apresentada a referida tecnologia como alternativa ao enfrentamento da escassez de água, tendo como palestrantes as pessoas de Antônio Kazuo e Cássio Clemente.

Morre adolescente estuprada e espancada no interior do Piauí por grupo de jovens

Uma das jovens estupradas no interior do Piauí é transferida de hospital – Efrém Ribeiro
A adolescente Danielly N. F., de 17 anos, morreu na tarde deste domingo no Hospital de Urgência de Teresina. A jovem foi uma das quatro garotas estupradas e espancadas por quatro adolescentes e um adulto há duas semanas. O óbito foi confirmado pela Secretaria estadual de Segurança Pública. O crime ocorreu no último dia 28, no município de Castelo do Piauí, a 190 quilômetros da capital. Outra vítima, também com 17 anos, está na unidade de Cuidados especiais, e as outras duas menores, de 15 e 16 anos, passam bem.
A jovem morta neste domingo foi estuprada e depois arremessada do Morro do Garrote, de uma altura de sete metros. De acordo com o médico Gilberto Albuquerque, a adolescente sofreu lesões no tórax, e chegou a ser submetida a uma cirurgia de reconstituição da face, mas não resistiu as complicações.
O Jornal O Globo informou que o sepultamento de Danielly será nesta segunda, no município de Castelo do Piauí, onde mora sua família. Quatro suspeitos, menores de idade, foram presos um dia após o ocorrido. O adulto envolvido no caso, de 40 anos, continua foragido. Segundo informações dadas pelo delegado um dia após o crime, as adolescentes saíram de dia de casa e foram ao Morro do Garrote, na periferia da cidade, para fazerem fotos. No meio do caminho, foram abordadas pelos acusados, que além de estuprarem as jovens, espancaram e doparam. Todos os adolescentes tinham passagem pela polícia.

Preso suspeito de arrombamento foge após serrar grade da Central de Polícia Civil

Preso fugiu pela janela
Preso fugiu pela janela
Um homem que estava preso suspeito de arrombar o prédio da Procuradoria Geral do Estado e apontado como autor de invasão a comércios, conseguiu fugir de uma das celas da Central de Polícia Civil de João Pessoa, depois de serrar uma das grades. José Carlos Avelino, conhecido como ‘Homem Aranha’, fugiu na madrugada deste domingo (7).
De acordo com informações da Central de Polícia ao Portal Correio, o suspeito foi preso pela Polícia Militar na quinta-feira (4) e estava recolhido na unidade onde deveria ser levado para o Presídio do Roger, nesta segunda (8).
Segundo o delegado Marcelo Bion, coordenador da Central de Polícia Civil de João Pessoa, o preso serrou um quadrado de ferro e, em seguida, arrombou a janela.
“Para ter acesso à janela de ferro, o preso serrou um quadrado da cela e depois conseguiu fugir pela janela. Foi aberta uma sindicância para apurar se houve negligência e facilitação na fuga do preso. Vamos apurar também a entrada da ferramenta na unidade”, falou.
Conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba, o delegado Marcos Paulo Vilela, titular da 1ª Superintendência de Polícia Civil, responsável pela Capital e pelos litorais Sul e Norte, afirmou que 15 pessoas já foram ouvidas entre presos e policiais que estavam de plantão no período e também foi realizada perícia pelo Instituto de Polícia Científica para apuração da circunstância da fuga.
Diligências estão sendo realizadas pela Delegacia de Crimes contra o Patrimônio da Capital, para recapturar o preso, que é morador de rua. José Carlos estava preso por arrombamento e furto e ainda por outros crimes contra o patrimônio ocorridos em João Pessoa.

Jovem passa mal em festa, morre e tem corpo abandonado na emergência

Uma adolescente de 17 anos passou mal e morreu durante uma rave em uma cidade de Santa Catarina, no sul do Brasil. O corpo dela foi abandonado em um pronto-socorro da região, e a pessoa que a deixou no local foi embora sem dar informações aos funcionários da unidade. A morte dela está sendo investigada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lages.
Jovem passa mal em festa, morre e tem corpo abandonado na emergência de Santa Catarina(Foto: Reprodução/Facebook)
A estudante Jordana Branco esteve com amigos no festival de música "Entrevero do Moha" neste último sábado (6), e seguia para uma festa rave chamada "Abduzida na Colina" com o namorado e dois amigos. Ela morava em Lages com a mãe e tinha um filho, que ainda é bebê.
Ela passou todo o sábado fora de casa. A suspeita é que Jordana tenha passado mal e morrido durante a rave. Segundo o jornal Extra, o corpo da jovem foi levado até o Pronto-Socorro Tito Bianchini por volta das 10h do domingo (7).
Adolescente de 17 anos foi para rave com namorado e dois amigos(Foto: Reprodução/Facebook)
Os médicos da unidade tentaram reanimar a estudante, mas não conseguiram. A causa da morte consta como indeterminada até esta segunda-feira (8). Amostras de materiais biológicos do corpo da adolescente foram coletadas para a realização de exames toxicológicos.
A intenção da polícia é descobrir se Jordana ingeriu alguma substância que tenha causado a sua morte. O resultado deve sair em até 30 dias. O namorado e os dois amigos da jovem serão ouvidos pela Polícia Civil de Lage. O corpo de Jordana será enterrado na tarde desta segunda-feira (8). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário