domingo, 25 de janeiro de 2015

Dois morrem em colisão na RN-117 e capotamento de caminhão na BR-101

Após a colisão, Corsa saiu da pista e capotou ao descer ribanceira às margens da RN-117, entre Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró (Foto: Marcos Aurélio/G1)Jovem morreu após colisão de dois carros entre Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró; um dos veículos saiu da pista e capotou ao descer ribanceira  (Foto: Marcos Aurélio/G1)
Uma pessoa morreu e seis foram socorridas após uma colisão envolvendo dois carros no final da manhã deste sábado (16) na RN-117, trecho entre as cidades de Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Entre os feridos havia  uma criança de três anos, segundo informações da Polícia Militar. Também pela manhã, a PRF confirmou a morte de um caminhoneiro. O motorista perdeu o controle do veículo e capotou às margens da BR-101, no município de Canguaretama, a pouco mais de 65 quilômetros de Natal.
O acidente na RN-117 aconteceu pouco antes do meio-dia. Ainda de acordo com a PM, morreu na hora David Anderson de Medeiros, de 14 anos. Ele estava em um Corsa com os pais e o motorista. No outro veículo, um Prisma, estavam a criança, a mãe e o condutor do automóvel. Com a batida, o carro saiu da pista e capotou ao descer um barranco. Os feridos foram levados para hospitais da própria região.
Capotamento
A Polícia Rodoviária Federal informou que o caminhoneiro transportava uma carga de cimento de João Pessoa (PB) para Natal. Ao perder o controle da direção, no Km 164, o motorista saiu da pista e capotou. Em contato com o G1, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que morreu no local Márcio Pereira da Silva, de 28 anos. O pai dele, que estava no veículo como passageiro, sofreu apenas escoriações.
Ao perder o controle da direção, no Km 164, o motorista saiu da pista e capotou o veículo (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do RN)Ao perder o controle da direção, motorista saiu da pista e capotou o veículo (Foto: Corpo de Bombeiros do RN)

Morre menina de 12 anos que teve transplante de medula adiado em Natal

 Fernanda Xavier da Silva, de 12 anos, tornou-se mais uma criança potiguar que, embora tenha conseguido encontrar um doador de medula óssea compatível, não resistiu à leucemia. O transplante de medula óssea deveria ter sido realizado entre agosto e outubro do ano passado, quando ela estava pronta. Porém, a doadora pediu adiamento para resolver problemas pessoais. 

Em dezembro, quando decidiu fazer a doação, o estado de saúde da menina já havia piorado e o transplante não foi possível. Fernanda morreu no final da noite desta sexta-feira (12) no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal. 

“Embora não fosse mãe dela, eu perdi uma filha”, lamentou Rosali Cortez, de 55 anos, presidente da Hatmo (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) – associação sem fins lucrativos constituída por pacientes, familiares e profissionais voluntários. 

Os pais da menina moram em Lagoa de Pedras, cidade distante pouco mais de 50 quilômetros da capital. 

Sem recursos para custear um tratamento e nem condições de ir todos os dias a Natal, a família deixou Fernanda aos cuidados da associação. E assim foi por um ano e oito meses. “Adotamos a menina. A Hatmo inteira a acolheu com muito amor”, acrescentou Rosali. 

Ainda de acordo com Rosali, a quimioterapia surtiu o efeito esperado e as células cancerígenas de Fernanda desapareceram. Em julho, recebemos a notícia de que havia uma doadora compatível inscrita no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). No entanto, os efeitos duraram cerca de três meses. De agosto e outubro Fernandinha estava pronta para o transplante, quando a doadora pediu para adiar o procedimento. 

Na FJA, Roberto Germano busca políticas culturais para Caicó

A Fundação José Augusto recebeu a visita do prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), nessa quinta-feira (15). O tradicional Carnaval da cidade e a reestruturação dos equipamentos culturais da Fundação situados no município foram os principais temas da conversa.

O diretor geral da FJA, Rodrigo Bico, falou da intenção de ir ao Seridó para reunir o movimento cultural da região com o projeto “Diálogos Culturais” e avisou que passará pelo município novamente em fevereiro, durante o reinado de Momo.

“A gente espera que essa nova gestão possa dar uma sacudida em Caicó, por ser uma pessoa que tem compromisso e é do meio cultural, da arte. Aguardamos parcerias do Município com o Governo”, disse o prefeito, otimista.

Por Assessoria de Comunicação 
Foto: Márcio Franco

Ibama e PRF prendem 23 caçadores de arribaçãs em Santa Maria, RN

Vinte e três pessoas, todas suspeitas de estarem caçando arribaçãs, foram detidas por agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal na noite desta sexta-feira (16) numa fazenda no município de Santa Maria, distante aproximadamente 60 quilômetros de Natal. 

A arribaçã é uma espécie de pomba silvestre e que tem caça proibida. Segundo o Ibama, junto com os caçadores foram encontrados mortos 1.343 arribaçãs, quatro rolinhas, dois nambus e uma ave chamada fura-barreira, todos pássaros silvestres. 

De acordo com o G1, também foram apreendidas 16 espingardas de pressão e cinco baladeiras. Junto dos caçadores estavam quatro adolescentes. A PRF acrescentou que os detidos foram autuados por caça e/ou perseguição de fauna silvestre. 

A multa é de R$ 500 por unidade de animal abatido. Todos os envolvidos, incluindo os menores de idade, deverão responder na Justiça por crime ambiental. A pena pode chegar a um ano de detenção. Os telefones para denúncia sobre caça podem ser feitas através dos telefones 0800-61-8080 ou o (84) 3342-0454.

Vereadores de Caicó visitam Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comando do 6º BPM‏

Os vereadores que compõem a nova mesa diretora da câmara municipal de Caicó continuam visitando as instituições e sindicatos, da cidade de Caicó. Nesta quinta-feira (15) os vereadores Nildson Dantas (PROS) e José Rangel (PDT), presidente e 1º vice-presidente respectivamente, estiveram visitando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó. 

Os vereadores foram recebidos pela presidente Ana Aline Morais, pelo secretário Cristino Gerônimo e Juscelino José de Araújo coordenador municipal de jovens do sindicato. 

 Os vereadores ouviram com atenção, os relatos feito, pelos membros do sindicato, e já se comprometeram de realizar uma audiência pública através do Centro de Estudos e Debates da câmara municipal sobre a feira regional da agricultura familiar. 

“É uma visita simples, estamos aqui por que queremos aproximar a câmara municipal, ou seja, o legislativo caicoense, das instituições, dos sindicatos, do povo de um modo geral. Vamos juntos debater os problemas e buscar soluções e com isso quem ganha é o povo de Caicó”, disse Nildson Dantas. 

O vereador José Rangel (PDT) também demonstrou sua preocupação com alguns problemas enfrentados pelo homem do campo. Em Seguida, o vereador Nildson Dantas fez uma visita ao comandante do 6º Batalhão de Policia Militar, Major Walmary Costa. Na vista ao Major Costa, Nildson Dantas, ouviu do comandante os maiores problemas da polícia para enfrentar a onda de violência que existe em Caicó. 

“Estamos em momento de transição em todo o governo estadual. Mas baseado no que ouvimos aqui do experiente Major Costa, nós enquanto representante do povo, vamos bater a porta do governador Robinson Faria e pedir agilidade do mesmo, através da secretaria de segurança pública, meios de combater essa violência e assim dar mais tranquilidade a população de Caicó”, afirmou Nildson Dantas.

'Ser mãe facilitou', diz candidata que tirou nota mil na redação do Enem

Laellya Pinheiro foi incentivada pela avó a ler (Foto: Arquivo pessoal/Laellya Pinheiro)

A experiência de ser mãe de dois filhos foi decisiva para Laellya Rocha Barros Pinheiro, de 33 anos, atingir a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem afirma é a própria candidata, que tirou 1.000 na avaliação escrevendo sobre publicidade infantil, tema da redação deste ano. Laellya ficou com uma média de 658,78 nas cinco avaliações e tentará uma vaga no curso de Arquitetura.

"Não houve dificuldade. Tenho duas crianças e lido constantemente com isso. Ser mãe facilitou. Acontece tanto na propaganda da televisão, quanto dos supermercados, além de lojas de brinquedos e roupas. Me ajudaram também as notícias sobre alguns países que fizeram leis sobre publicidade infantil", explica a candidata, que mora há três anos em Parnamirim, na Grande Natal.

Como o marido é militar, Laellya precisou abandonar o curso de Letras por causa das seguidas mudanças de endereço. "Comecei a cursar Letras no Piauí, transferi para o Rio Grande do Sul, mas depois não consegui reabrir no Pará. Fiquei parada durante um tempo e comecei a fazer o Enem anos depois", conta a estudante.

Natural de Picos, no Piauí, Laellya também fala sobre a avó analfabeta como incentivadora para o estudo. "Fui criada por ela. Meus pais se separaram antes do meu nascimento e minha mãe foi tentar a sorte em São Paulo quando eu ainda era pequena. Minha avó e uma senhora da roça, que mesmo não sabendo ler, incentivava os netos a estudar. Assim ganhei o hábito da leitura", relata. 


Notas do Enem
O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça-feira (13) o balanço final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a pasta, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos).

(Foto: Arquivo pessoa/Laellya Pinheiro)
Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na redação – a máxima possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.
As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem foram divulgadas na noite desta terça, segundo o ministério. O candidato pode acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Basta inserir o número de inscrição do Enem, CPF e senha de acesso. Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
Felipe GibsonDo G1 RN

Candidato inclui hino do Flamengo na redação do Enem e tira nota 660

Hino foi usado para contextualizar texto sobre publicidade infantil no Enem (Foto: Francisco Elias/Arquivo pessoal)


Hino foi usado para contextualizar texto sobre publicidade infantil (Foto: Francisco Elias/Arquivo pessoal)


Uma homenagem ao time do coração e, ao mesmo tempo, uma forma de testar os avaliadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os argumentos que o estudante Francisco Elias da Silva, de 26 anos, diz ter usado para citar o hino do Flamengo em sua redação, que obteve nota 660 no resultado divulgado na última terça-feira (13). O flamenguista é morador de Alto do Rodrigues e estuda Informática em Ipanguaçu, cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Elias teria aproveitado o hino do Flamengo para contextualizar o texto sobre publicidade infantil, tema da redação do Enem deste ano. O estudante reproduziu o rascunho do texto na internet, uma vez que as redações ainda não foram divulgadas. "Quis deixá-los sem brechas para ver se me davam nota boa ou ruim mediante o que fiz, para sabermos o critério que o Enem utiliza", explica o estudante.

PRF e Ibama apreendem 2 mil caranguejos vivos na Grande Natal

Caranguejos que estavam sendo transportados em uma picape sem comprovação de origem (Foto: Divugação/PRF)Caranguejos que estavam sendo transportados em
uma picape sem comprovação de origem
(Foto: Divugação/PRF)
A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte e o Ibama apreenderam cerca de 2 mil caranguejos que estavam sendo transportados em uma picape sem comprovação de origem. A apreensão se deu às 9h30 desta sexta-feira (16) no Km 299 da BR-304, em Ceará-Mirim, cidade da Grande Natal.
Segundo o G1, os caranguejos, ainda vivos, estavam na picape conduzida por um homem de 46 anos. Os crustáceos estavam dentro de sacos sobre a caçamba do veículo e, segundo o Ibama, provavelmente foram capturados na cidade deMacau.
Por estarem vivos, serão devolvidos ao habitat natural. O homem responderá por crime ambiental. Além de ter perdido a mercadoria, ele ainda poderá ser multado em até R$ 100 mil.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Brasileiro preso por tráfico de drogas é executado na Indonésia

BRASILEIRO EXECUTADO

Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado na madrugada de domingo (17) no horário indonésio – por volta das 15h no Brasil

Moreira era instrutor de voo livre no Brasil quando foi condenado a morte por fuzilamento em 2004, um ano após ser preso tentando entrar no aeorporto de Jacarta com 13,4 kgs de cocaína escondidos em uma asa-delta. Ele foi o primeiro brasileiro fuzilado no país do sudoeste asiático.

O brasileiro passou mais de dez anos no corredor da morte e teve dois pedidos de clemência negados. Moreira passou as últimas horas na penitenciária de Nusakambangan, na ilha de Java, onde a sentença foi executada. Antes de morrer, ele recebeu a visita de familiares.

Em uma mensagem de áudio, gravada no dia 13 de janeiro, ele fala do momento pelo qual ele passa, a poucos dias de sua execução. “É um momento muito difícil para mim. Estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas eu mereço mais uma chance, pois todo mundo erra”, disse.

Em outro trecho, mencionou que “Meu sonho é sair daqui e voltar ao Brasil, expor meus problemas aos jovens que estão pensando em se envolver com droga. Quero pedir perdão à minha nação e mostrar que a droga leva a dois caminhos: para a prisão ou à morte”.

Último contato: Família visita brasileiro que será executado na Indonésia

No final da mensagem, o brasileiro diz que vai “lutar até o fim” e que a estrela dele “vai brilhar”.

Pedido de clemência

O governo indonésio não cedeu aos apelos de clemência feitos pela presidente Dilma Rousseff, que ligou para o presidente Joko Widodo na sexta-feira (16). A presidente também pediu pela vida de Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, condenado por tráfico e que tem condenação prevista para o mês que vem.

Widodo insistiu que não perdoaria as condenações à morte por delitos relacionados com o tráfico de drogas e respondeu que “não poderia comutar a sentença” uma vez que tinham sido cumpridos todos os trâmites legais.

Depois de receber a negativa sobre o pedido de clemência, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia enviado uma carta ao chefe do Ministério Público da Indonésia pedindo o adiamento da execução de Archer por oito semanas para que os dois ministérios públicos possam dialogar e encontrar uma solução negociada.

Mais executados

Além do brasileiro, outros cinco estrangeiros e uma mulher indonésia foram condenados à morte por tráfico de drogas e executados por um pelotão de fuzilamento, apesar dos vários apelos internacionais.

O governo holandês também pediu clemência por seu cidadão, Ang Kiem Soei, mas a Indonésia informou que “não vai mudar ou atrasar a execução” no domingo, disse o porta-voz da Procuradoria Geral Tony Spontana. As execuções foram realizadas aos pares, mas em locais diferentes.

Spontana disse que os outros dois condenados estrangeiros – Namaona Denis de Malawi e Nigéria Daniel Enemuo – junto a uma indonésia, Rani Andriani, foram transferidos para celas de isolamento no sábado.

Para a Anistia Internacional, as execuções são um revés para a promessa do novo governo indonésio de melhorar o respeito pelos direitos humanos no país. A Indonésia tem leis extremamente rigorosas sobre drogas e muitas vezes executa os contrabandistas. Há mais de 138 presos no corredor da morte, a maioria por crimes de drogas. Cerca de um terço deles são estrangeiros.

*Com AP

Circo é atacado a base de pedradas por jovem que terminou preso pela PM. Confira


Um jovem de 18 anos, morador do conjunto Santo Amaro, em Nova Olinda, tentou botar um circo abaixo na base da pedrada e terminou detido por policiais militares.

Ele foi conduzido à delegacia de Piancó, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foi liberado. O rapaz nega o delito e diz que foi detido injustamente. "Não foi eu", defendeu-se José Jackson Moreira da Silva na delegacia.

O caso foi nessa quarta-feira, 14. Durante um espetáculo, o jovem, que estava do lado de fora, supostamente arremessou pedras sobre a lona do circo, denominado de São João, que se encontra instalado na cidade, chegando a atingir as pessoas que prestigiavam a apresentação circense.

Policiais do destacamento local foram acionados e detiveram o acusado, depois de ouvirem testemunhas. Apesar de solto, o rapaz terá que comparecer à Justiça posteriormente para prestar esclarecimentos.

Outras duas ocorrências também foram registradas em Nova Olinda nessa quarta-feira, entre as quais uma agressão contra mulher, cuja vítima, Rayane Barreiro da Silva, 23 anos, foi agredida fisicamente pelo próprio companheiro, que fugiu após a agressão, enquanto a mulher precisou ser encaminhada ao hospital de Piancó. O caso foi na Rua Presidente João Pessoa.

Segundo a Folha do Sertão, já na Rua João Lúcio, centro da cidade, uma criança de 9 anos foi atropelada por uma moto e teve os lábios gravemente lesionados. A menina foi socorrida pelo Samu e levada para Patos por falta de médico em Piancó, enquanto o condutor da motocicleta, que prestou assistência à vitima, foi levado para a delegacia de Piancó, onde foi liberado depois de assinar um termo.

Homem é resgatado após passar 24 horas em um poço de 12 metros


Um homem de 35 anos caiu dentro de um poço com 12 metros de profundidade na localidade Quilômetro 12, na zona rural de Parnaíba, litoral do Piauí.

O acidente ocorreu nessa quinta-feira (15) e a vítima só foi localizada quase 24 horas depois do ocorrido. O resgate levou cerca de uma hora para ser concluído. Equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários da localidade trabalharam na remoção da vítima.

Segundo o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, Francisco José da Silva não existem detalhes de como o homem caiu no buraco. “Mesmo com esse tempo todo desaparecido nós só recebemos o chamado por volta das 17h dessa sexta-feira (16). Ainda não temos detalhes de como foi que ele caiu no poço, que não possuía água. O homem se encontrava sentado à espera de socorro e foi retirado do local sem nenhum ferimento”, contou.

Ainda de acordo com o oficial, a maior dificuldade dos militares foi devido a profundidade do poço. “O local tinha uma profundidade considerável e por isso causou certa dificuldade. Depois de aproximadamente uma hora conseguimos realizar o salvamento”, afirmou o major.

Após o resgate, a vítima foi imobilizada e recebeu os primeiros atendimentos no local. Logo em seguida os bombeiros o encaminharam até o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). "Ele não teve lesões graves, apenas pequenos arranhões, mas encaminhamos ao hospital para que possa ser examinado melhor e receba os cuidados médicos", revelou o bombeiro.

Bandidos atiram contra grupo em bar, matam um e deixam outro ferido

Foto: Connecttv
 Criminosos armados praticaram um atentado contra um grupo que bebia em um bar, na cidade de Macaíba, na noite desta sexta-feira (16). Eles atiraram várias vezes, atingido dois homens. Um deles morreu e o outro foi socorrido. Os suspeitos fugiram logo em seguida.
O jovem morto foi identificado como Juscelino dos Santos Dantas, de 19 anos. De acordo com a polícia, ele ainda tentou correr para fugir dos disparos, mas caiu morto no terraço do bar. O outro jovem baleado foi identificado como Samuel França Soares, de 25 anos.
O Portal BO informou que ele foi atingido por dois tiros nas costas e foi socorrido com vida para a Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba. Os policiais militares do 11º Batalhão e também os policiais civis da Delegacia de Homicídios estiveram no local, mas não conseguiram muitas informações sobre o caso.

Adolescente é morto com seis tiros no Bom Pastor

Foto: Cedida
 Um adolescente de 17 anos foi executado na noite desta sexta-feira (16), na rua Águas de São Pedro, no bairro Bom Pastor, zona Oeste da capital. De acordo com a polícia, a vítima identificada como Marcílio Melo do Nascimento foi morta por um trio que atirou seis vezes atingindo a cabeça e as pernas do jovem que não teve chance de ser socorrido.
De acordo com o tenente Eduardo do 9º Batalhão, Marcílio era bastante conhecido na região por ser suspeito de assaltos e envolvimento com drogas, no entanto o oficial preferiu não relacionar esta informação com a morte do adolescente. “Tomamos conhecimento da vida da vítima e descobrimos que existiam várias denúncias contra ele, principalmente de roubo. No entanto ainda é cedo para relacionarmos isso a morte”, disse.
Segundo o Portal BO, o policial ainda relatou que a testemunhas chegaram a dizer os apelidos dos suspeitos, como sendo “Lolinho”, “Ninho”e Gabriel. Todas as informações foram repassadas para os agentes da Dehom, para dar início às investigações.

Policial de folga evita assalto em parada de ônibus e atira contra suspeitos em João Pessoa


Divulgação
Tentativa de assalto na Av. Esperança

Um policial civil à paisana evitou um assalto a uma mulher na tarde deste sábado (17), no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Ele efetuou tiros contra os suspeitos, mas ninguém foi atingido.
Segundo o cabo Edson Neves, da Força Tática do 1º Batalhão, quatro jovens estavam em um carro Citroen quando surpreenderam uma mulher na parada de ônibus. O policial estava perto e presenciou a ação criminosa.
O Portal Correio informou que ainda de acordo com o cabo, o policial efetuou tiros contra os suspeitos e evitou o assalto. O grupo fugiu em alta velocidade. Houve perseguição, mas ninguém foi preso.

Princípio de tumulto no presídio PB1 tem tiros e colchões queimados, em João Pessoa

PM TUMULTO

Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados para conter um princípio de tumulto no presídio de segurança máxima PB1, em Jacarapé, na Zona Sul de João Pessoa, durante a madrugada deste sábado (17). Houve tiros e colchões queimados, mas a movimentação foi contida pelas autoridades.

Segundo a PM, uma das causas da confusão pode ter sido uma desavença entre detentos das celas 3, 8 e 10 e o problema teria começado na cozinha do presídio. Alguns colchões foram queimados e também foram ouvidos tiros, mas não houve feridos nem problemas mais graves.

Além da PM e dos bombeiros, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPoe) foi chamado para dar suporte aos agentes penitenciários e por volta das 4h da manhã, toda a situação já estava controlada.

Motorista perde controle de veículo e invade casa na Grande João Pessoa

Reprodução/instagram/moficorreio
Danos foram apenas materiais
Um homem de 33 anos, que dirigia após consumir bebida alcoólica pelo km 1 da BR-230, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, perdeu o controle após bater na traseira de outro veículo, fazendo com que o carro que conduzia invadisse o muro de uma residência, nas proximidades de uma panificadora, na noite desta sexta-feira (16).

Segundo o agente Francelino, da 7ª Delegacia Distrital de Cabedelo, para onde o motorista foi conduzido, ninguém se feriu e os danos foram apenas materiais. Foi feito teste de alcoolemia, que teve como resultado o índice 1.6, caracterizando o consumo de álcool.

“Ele está sendo autuado em flagrante e deverá ser liberado após pagamento de fiança, cujo valor ainda será estipulado”, disse o agente, no momento em que o homem prestava depoimento. Ele acrescentou que os moradores da residência estiveram na delegacia para registrar a ocorrência. Eles pedirão ressarcimento dos danos na justiça.

O veículo foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal e já foi conduzido para o pátio da instituição.

Homens assaltam supermercado, fogem e provocam acidentes de trânsito em João Pessoa


Reprodução/ Emerson Machado/ Instagram
Acidente provocado durante fuga

Quatro homens armados invadiram e assaltaram um supermercado no bairro Cruz das Armas, em João Pessoa, no início da tarde deste sábado (17). Durante a fuga, os suspeitos bateram em outros veículos e ainda roubaram outro carro.
Segundo a tenente Luiza Macedo, CPU do 1º Batalhão, o grupo entrou no supermercado e anunciou o assalto. Parte dos assaltantes foi em direção a um dos caixas e outros integrantes da quadrilha fizeram um arrastão nos clientes. “Foram levados R$ 250 de um caixa, celulares e carteiras dos clientes”, disse.
Ainda segundo a oficial, durante a fuga, os assaltantes bateram em dois carros que estavam no estacionamento de outro supermercado. “Além de atingirem os dois veículos, os suspeitos bateram no muro de uma casa e abandonaram o carro. Daí, eles tomaram por assalto um Corsa Classic preto e conseguiram fugir”, falou a policial.
O Portal Correio informou que a tenente Luiza confirmou que o veículo tomado no assalto foi abandonado no bairro Jardim Aeroporto, na cidade de Bayeux, na Grande João Pessoa. Até às 15h30, ninguém tinha sido preso.

Reunião no MPF discutiu competência para atuação e fiscalização na área urbana da BR-427 em Caicó‏

Aconteceu na tarde desta quinta-feira(15) na sede da Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF/RN) em Caicó uma reunião com vários órgãos para discutir a competência de atuação e fiscalização do trânsito ao longo do trecho urbano da BR-427, incluindo a Avenida Coronel Martiniano em Caicó. Estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal, MPF/RN, DNIT, DETRAN, PRF, PRE e Casa do Empresário.

image4(1)Os órgãos presentes na reunião fizeram uma explanação sobre o assunto e chegaram a um consenso sobre a necessidade de se efetivar a municipalização do trecho urbano da BR-427. 

O DNIT garantiu que dentro de um prazo de 90 dias estará finalizando todo o processo e repassando o trecho para a Prefeitura de Caicó. A Prefeitura representada pelo Secretário da Administração, José Rubens de Araújo, informou que o município estará recebendo a rodovia e inicialmente fazendo um convênio com o Detran para que a Policia Rodoviária Estadual possa atuar no local até a efetivação da municipalização do trânsito.

Após ficar definido o prazo final para o DNIT repassar o trecho urbano para o município os órgãos presentes na reunião observaram a necessidade de se ter uma atuação e fiscalização no período do carnaval devido o aumento do fluxo de veículos durante o evento. 

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Marcelo Henrique Montenegro, disse que o carnaval de Caicó é um evento muito forte e atrai um grande público, tendo a necessidade de uma atuação da PRF na área urbana da BR-427 durante o evento e pelos próximos 90 dias até que se conclua o processo de repasse do trecho para o município.

O Procurador Federal, Bruno Lamenha, disse que atuação do MPF/RN foi coordenar a reunião no sentido que essa transição de trecho federal para Municipal possa acontecer de uma forma que a população não fique sem fiscalização. 

O Major Silva Neto, Comandante do 3º DPRE, falou por ultimo e confirmou que os dois órgãos fiscalizadores estarão atuando em conjunto e que os acidentes continuam sendo registrados pela Policia Rodoviária Estadual devido o longo percurso que a PRF teria que percorrer para chegar em Caicó.

Ivonete viabiliza emendas junto ao Ministério das Cidades‏

pavimentaçãoA senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN) conseguiu viabilizar, nas últimas semanas, novas emendas para a melhoria da infraestrutura de municípios potiguares. Junto ao Ministério das Cidades, a senadora solicitou recursos para serem empregados em pavimentação de ruas.

Os municípios contemplados serão os seguintes: Caicó, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Tibau do Sul (incluindo Pipa) e Brejinho. 

Outros dois municípios seridoenses já estão com recursos assegurados junto ao Orçamento Geral da União: Acari e Ipueira.

“Pavimentação é importante para o desenvolvimento dos municípios, pois facilita o tráfego nas cidades, evita erosão nos períodos de chuvas, facilita a mobilidade dos moradores e o escoamento dos produtores”, argumentou a senadora Ivonete.

Jorge Araújo é o novo secretário de Infraestrutura de Caicó

O ex-diretor do SESC Seridó, Jorge Araújo é o mais novo secretário de Infraestrutura de Caicó.
A informação foi confirmada ao Blog do Marcos Dantas pelo prefeito Roberto Germano, que na tarde de sexta-feira (16) se reuniu com Jorge e lhe convidou oficialmente para assumir a função, até poucas semanas ocupada pelo ex-vereador José Teixeira. 
De acordo com Germano, a posse de Jorge já acontece na próxima segunda-feira (19).

Prefeitura de Caicó quer contratar empresa terceirizada de limpeza

Publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado (17) traz a decisao da Prefeitura de Caicó em abrir processo licitatório, modalidade “menor preço”, visando contratar empresa terceirizada para serviços de ASG/gari/coletor.
Segundo o edital, a contratação será para dar apoio ao período de festas populares, como Carnaval, Festa de Sant´Ana, inaugurações e eventos públicos da secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos. O recebimento das propostas acontece no dia 04 de fevereiro de 2015, às 09h.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

IFPB abre 611 vagas em 33 cursos superiores em dez cidades do estado

Divulgação
IFPB
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba vai ofertar 611 vagas em 33 cursos superiores por meio do Processo Seletivo Especial (PSE) para ingresso no 1º semestre deste ano. As inscrições online começam nesta segunda (19) e seguem até 6 de fevereiro. Confira o edital no site IFPB.

Estão disponibilizadas vagas para reingresso de ex-discente do IFPB, para reopção interna de curso, para transferência interinstitucional e vagas para ingresso de graduados. Os cursos estão distribuídos pelos campi de João Pessoa, Cabedelo, Guarabira, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Cajazeiras e Patos.

A taxa de inscrição custa R$ 5,00 (cinco reais). É preciso protocolar em qualquer um dos Campi do IFPB o comprovante de inscrição junto com a documentação exigida de acordo com a modalidade que o candidato escolheu e encaminhar para a Comissão Permanente de Concursos Púbicos. A COMPEC fará a análise documental que é de caráter eliminatório.

A relação dos candidatos inscritos e locais de prova será divulgada até o dia 11 de fevereiro. O Processo Seletivo Especial será feito em uma única fase, constituída de uma prova escrita que será realizada no dia 22 de fevereiro, o prazo para interpor recurso contra o gabarito da prova é no dia 24 de fevereiro. De acordo com o edital, o resultado das provas será divulgado no dia 12 de março e o resultado final do PSE será divulgado no dia 17 de março.

O IFPB oferece três tipos de Cursos de Graduação: Bacharelado, Licenciatura e Superiores de Tecnologia. Os Cursos de Bacharelado são mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior. Os Cursos de Licenciatura são destinados à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os Cursos Superiores de Tecnologia, conhecidos como Tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

“Não permito que me chamem de velho”, dispara Silvio Santos

silvio-santos
Silvio falou sobre idade durante programa
Silvio Santos não concede entrevistas, mas as declarações polêmicas nem por isso deixam de acontecer. Isso porque o apresentador é sempre irreverente e, na gravação do programa que vai ao ar neste domingo (18), afirmou que não permite ser chamado de velho.
“Chamar uma pessoa de gorda e um camarada de velho é a pior coisa do mundo. Eu, por exemplo, não permito que ninguém me chame de velho. O máximo que eu permito é dizer que sou uma pessoa idônea”, disse Silvio.
Ele ainda brincou com o fato de Helen Ganzarolli continuar solteira. “Não vi você com namorado e nem com marido. Aliás, tem muita gente achando que você é sapatona”, falou.

Nildson Dantas convoca conselhos comunitários para anunciar a criação do departamento comunitário na Câmara de Caicó

Atendendo a uma convocação da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Caicó, os 19 conselhos comunitários existentes no município de Caicó se fizeram presentes em uma reunião que aconteceu no plenário do legislativo municipal na noite desta quinta-feira (15). 
Na oportunidade o presidente da casa, vereador Nildson Medeiros Dantas, ao lado dos vereadores Mancuso Queiroz e Ivanildo dos Santos recepcionaram os representantes dos conselhos.
Nildson Dantas apresentou como funcionará o departamento comunitário que será implementado a partir de fevereiro. “Vamos auxiliar na formalização de cada conselho, além de outros serviços que será desenvolvido através de uma parceria Câmara Municipal e Conselho Comunitário. Vamos manter um fórum permanente de diálogo para que as demandas dos bairros possam ter mais rapidez na sua resolução”.

Circuito Verão Sesc chega a Caicó neste fim de semana


Programação gratuita promovida pelo Sesc RN acontece no sábado e no domingo no Sesc Seridó. Próximo destino será Natal

É neste fim de semana (17 e 18/01) que o Circuito Verão chega a Caicó, depois de passar por Mossoró. O projeto da Fecomércio RN, realizado por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), oferece uma programação gratuita e para todas as idades. Esportes, cultura, recreação infantil e saúde estarão entre as atividades oferecidas.

Os esportes são o grande destaque da programação: torneios competitivos de futevôlei, vôlei e futsal fazem parte da programação, além dos torneios recreativos, como queimada e polo aquático. Cinema, música e apresentações artísticas estarão entre as atrações na área de cultura. Já em saúde, serão feitas medições do índice glicêmico e orientações sobre câncer de pele de forma descontraída com o grupo Sesc Dramaturgia.

Na área da recreação, uma série de atividades será oferecida, como jogos de tabuleiro, recreação aquática, aulas de dança e um espaço kids com oficinas de balão, pintura em rosto, piscina de bolinha e confecção de brinquedos.

Após passar pela cidade seridoense, o Circuito Verão levará sua programação ao terceiro destino, o Sesc Ponta Negra, em Natal, nos dias 24 e 25/01. A novidade este ano é o formatoindoor: as atividades acontecem dentro das unidades Sesc, para oferecer ainda mais conforto e segurança ao público. 

O encerramento do projeto será em grande estilo com um espetáculo à beira-mar da praia de Pirangi. É  3º ano que um show-concerto do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc finaliza as atividades do projeto, desta vez com “Alpendre”, no qual a Orquestra da UFRN, três cantores e seis bailarinos homenageiam as letras e a música potiguares.

Serviço:
O quê? Circuito Verão 2015 chega a Caicó
Quando? 17/01/15 (16h às 20h) | 18/01/15 (8h às 15h)
Onde? Sesc Seridó (Rua Washington Luiz, nº. 55, Boa Passagem)
PRÓXIMO DESTINO:
NATAL: Sesc Ponta Negra | 24 e 25/01/15 (8h às 15h)
ENTRADA GRATUITA
Programação completa: 
www.sescrn.com.br



Jovem é encontrado morto em matagal no Sertão do Estado. Confira


Mais um crime de homicídio foi registrado na cidade de Patos. Desta vez um corpo de um jovem que, provavelmente tenha sido assassinado com requintes de crueldade.

O jovem, Geraldo Gabriel Filho [foto], que tinha 21 anos de idade, corretor de vendas, foi encontrado quase que despido, com várias lesões na cabeça, possivelmente provocado por pedradas e pauladas dentro de um matagal por trás da comunidade conhecida por "Vila Teimosa".

O pai da vítima identificado como sendo Geraldo Gabriel da Silva, (49), esteve no local e disse que o rapaz recebeu um chamado de um homem que ele não conseguiu identificar e depois desapareceu desde essa terça-feira 13 de janeiro.

Foi dada início pela família e amigos uma busca para tentar encontrar Gabriel que foi localizado sem vida por uma irmã, no referido matagal com parte de seu corpo despido. Ao lado do cadáver a polícia localizou pau e pedra, cujas suspeitas apontam que o crime tenha sido praticado sem nenhuma chance de defesa para vítima.

O pai do jovem admitiu que ele era apenas usuário de Maconha e não tinha envolvimento com nenhum tipo de criminalidade. Porém, confessou a polícia que sabia que Gabriel já havia recebido ameaça de duas pessoas que ele preferiu não identificar.

Segundo a Folha do Sertão, a Polícia Civil vai arrolar testemunhas para tentar elucidar mais esse homicídio em Patos. Com esse crime registrado, provavelmente nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira 14 de janeiro, a estatística aumenta para 6 (seis) registros só aos 14 dias do mês de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário